O processo de recebimento de mercadorias importadas pela Rede Teca
Artigo: O processo de recebimento de mercadorias importadas pela Rede Teca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lays1993 • 3/4/2014 • Artigo • 367 Palavras (2 Páginas) • 437 Visualizações
As mercadorias recebidas nos Terminais de Logística de Carga da Infraero e a serem exportadas, são responsáveis por 15,6% do total das cargas ali movimentadas, com base nos dados de 2013.
Assim como no processo de importação, o processo de recebimento de mercadorias pela Rede Teca a serem exportadas envolve diversas etapas, que vão desde a preparação da documentação pelo exportador, passando pelo recebimento e armazenamento da carga pela Infraero, até o envio eletrônico dos dados do embarque pela companhia aérea, no Sistema de Informações do Banco Central - SISBACEN, subsidiando a emissão do Comprovante de Exportação - CE.
Embora envolva diversas etapas, o processo de exportação é bem mais simples do que o de importação, uma vez que, para o País, a atividade exportadora tem grande importância estratégica, pois contribui para a geração de renda e emprego, para a entrada das divisas necessárias ao equilíbrio das contas externas e para a promoção do desenvolvimento econômico. Portanto, a simplificação do processo de exportação, passa a ser mais um incentivo para as empresas exportarem seus produtos.
Exercendo o papel de Fiel Depositária da Receita Federal, a Infraero está habilitada para o recebimento e guarda de cargas provenientes do exterior. Com base nos dados de 2013, as cargas que são importadas e nacionalizadas nos Terminais de Logística de Carga da Infraero são responsáveis por 34,7% da movimentação total de mercadorias na Rede Teca, seguida pelas cargas a serem exportadas (15,6%), carga nacional (49,5%) e courier - remessa expressa (0,2%). Em termos de arrecadação, as importações são responsáveis por cerca de 92% da receita total arrecadada na Rede Teca, fazendo com que este seja o maior e mais importante negócio da Infraero Cargo.
O processo de recebimento de mercadorias importadas pela Rede Teca envolve diversas etapas, que vão desde a preparação para a chegada da Aeronave, com a informação prévia pelas companhias aéreas sobre os tipos e quantidades de equipamentos aeronáuticos necessários e o peso total do voo, para que a equipe do Teca possa adequar os equipamentos e efetivo para prover um atendimento eficiente, passando pela armazenagem da carga e fiscalização dos órgãos intervenientes (Receita Federal do Brasil, Receita Estadual/SEFAZ, ANVISA, Ministério da Agricultura, etc), até a entrega ao importador ou seu representante.
...