TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos Celulares

Artigo: Tecidos Celulares. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções?

Caracteriza-se pela presença de diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular ou matriz extracelular. A matriz extracelular é composta pelas chamadas fibras do conjunto e pelas substância fundamenta amorfa, que é uma substância transparente que parece um gel semifluido; composto por polissacarídios, glicoproteínas, fibras colágenas e elásticas.

Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

Tecido conjuntivo propriamente dito: modelado ou não modelado -

Tecido conjuntivo com propriedades especiais: tecido adiposo, tecido elástico, hemacitopoético e tecido mucoso. -

Tecido ósseo -

Tecido cartilaginoso

Quais as células do tecido conjuntivo?

É constituído de células e matriz extracelular composta de fibras colágenas, elásticas e reticulares e substância fundamental amorfa. Possui como funções a manutenção da forma do corpo, a ligação dos demais tecidos que formam os órgãos e preenchimento.

Quais as fibras que compõe o tecido conjuntivo?

A)Fibras colágenas: composta pela proteína estrutural colágeno, que apresenta grande resistência as pressões.São encontrados no corpo humano cerca de 12 tipos de colágenos, dos quais 90% são classificados como colágeno tipo I

. B)Fibras elásticas: Compostas pela proteína elastina e possuem a propriedade de ceder às pressões e retornar à posição inicial ao cessarem as pressões.

C)Fibras reticulares: menos abundantes e estão geralmente associadas às fibras colágenas.

Quais são os tipos de cartilagens encontradas? -

Cartilagem hialina: é o tipo mais frequente no organismo e pode ser envolvida pelo pelicôndrios, que é uma delgada camada de tecido conjuntivo. Forma o primeiro esqueleto no embrião, o qual passará por um processo de ossificação , denominado, ossificação endocondral . Uma parte dessa cartilagem não é invadida pelo tecido ósseo, formando um disco (disco epifesário) entre diáfise (corpo) e as apífises (extremidades) dos ossos longos, cuja função é permitir o crescimento dos ossos, mas também pode permanecer no indivíduo adulto revestindo as superfícies ósseas que se articulam, a cartilagem articular. Pode ser também encontrada no aparelho respiratório ( fossas nasais, traquéia, brônquios) e nas costelas. – Cartilagem elásticas :esse tipo de cartilagem se caracteriza pela presença de fibras elásticas na matriz extracelular dispostas em camadas, proporcionando-lhe maior elasticidade. È encontrada na orelha externa, epíglote , laringe,e ouvido interno. – Cartilagem fibrosa: é muito semelhante estrutural e funcionalmente com o tecido conjuntivo denso modelado, sendo resistente às pressões. Outra característica associada à fibrocartilagem é a presenças de fibras colágenas, que se orientam de acordo com as forças mecânicas que podem ser aplicadas e não apresentam pericôndrio. É encontrada nos discos invertebrais, sínfise pública (entre os ossos públicos do quadril).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com