Tecnologias Assistências Em Enfermagem
Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias Assistências Em Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 329578 • 11/9/2014 • 985 Palavras (4 Páginas) • 618 Visualizações
Conceito de Enfermagem e Tecnologia
Enfermagem – Uma profissão onde se encontra pessoas (profissionais) qualificadas para cuidar e tratar do paciente com empatia, amor e carinho ao próximo utilizando todos os recursos disponíveis para a melhoria do seu paciente, utilizando principalmente a ciência e a tecnologia.
Tecnologia - É como um conjunto de processos concretizados a partir das experiências do cotidiano e das pesquisas, para o desenvolvimento metódico de conhecimentos saberes organizados e articulados, para o emprego no processo da concepção, elaboração, planejamento,execução, operacionalização e manutenção de bens materiais, simbólicos e serviços produzidos e controlados pelos seres humanos. A tecnologia deve estar a serviço do homem e, especialmente presente no ambiente hospitar.
Dentro da area da saúde ela se divide em tecnologia dura (instrumentos e equipamentos), leve-dura (conhecimentos estruturados) e leve (implementação de cuidado)
História da Enfermagem.
A história da enfermagem começou a ocorrer após a chegada do cristianismo. Com as idéias e ensinamentos religiosos de doação, amor ao próximo.
O cristianismo proporcionou ás mulheres a oportunidades de trabalho e realizar atividades sociais honradas e ativas, mas que particularmente eram para as solteiras e/ou viúvas para cuidar dos pobres e dos doentes. Então logo foi fundada pelo padre Vicente de Paulo (1576-1660)e Luiza Marillac(1591-1660) a Companhia das Irmãs da Caridade, esta companhia foi realizada na época das guerras ,misérias e doenças.
Essa Companhia das irmãs da Caridade começou a cuidar a domicílio e a desenvolver então assistência social. Eles também conseguiram organizar os hospitais com a higiene nos ambientes e separarem os leitos dos doentes e organizaram todo o ambiente hospitalar.
Luiza de Marillac foi à superiora, ela treinava os jovens que gostariam de ser dedica-se
07
a tratar dos doentes. O treinamento era feito com poucas bases cientificas, porem aprendiam que uma irmã deveria supervisionar e controlava a ação da outra e com isso elas trocavam experiências e passavam a arte de ser enfermeira a diante.
Então a profissão ganhou reconhecimento e as enfermeiras passaram a trabalhar em hospitais na França. Assim as atitudes criatividade, paciência e dedicação e os rituais do cuidar tornaram-se base para prática vivenciada pelas irmãs nos hospitais e domicílios.
Pode-se dizer que posteriormente FLORENCE NIGHTINGALE foi quem exerceu maior influência nas mudanças de enfermagem pelas suas passagens nos locais onde se executava o cuidado de enfermagem. E com essas passagens foram se formando bases científicas para estudos.
Ao passar do tempo, a enfermagem ganhou mais reconhecimento, os hospitais passaram a precisar de mais recursos para o melhor atendimento e proporcionar melhor tratamento e cuidado a saúde das pessoas garantindo uma boa qualidade de vida a todos. Para isso foi necessário o conhecimento científico e a ajuda da tecnologia na área da saúde.
Tecnologia na área da saúde
A Tecnologia se divide em três áreas que coexistem e se complementam para uma política de saúde emergente e eficaz frente aos avanços e mudanças político sociais na institucionalização da saúde enquanto direito constitucional e além dela, em sua concepção á vida. Tida como valor inestimável, primordial e absoluto a se cuidar. Princípio do qual deriva – se o fundamento científico, político e social da saúde na sua existência e além dela, á vida. Nesse contexto, derivam – se as tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais para uma política de saúde evolutiva, politicamente correta emergente e eficaz frente aos avanços científicos, políticos e sociais.
A TE consiste em um conjunto sistemática e cronologicamente em conhecimentos científicos que faça ser possível o planejamento, a execução, o controle e o acompanhamento envolvendo todo o processo educacional formal e informal. Para aplicar uma TE de processo ou de produto,
...