TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da abiogênese e teoria da biogênese

Seminário: Teoria da abiogênese e teoria da biogênese. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria da abiogênese e teoria da biogênese

Sabemos que desde a Antiguidade as pessoas têm o desejo de conhecer o mundo. Quanto mais sabemos sobre ele, mais podemos atuar para melhorar a nossa vida, entendendo que é necessário ter cuidado de não alterar o equilíbrio do ambiente.

Um dos questionamentos a que os seres humanos, cientistas ou não, de culturas e religiões diferentes procuraram (e procuram) responder é este: Como surgiu a vida? (Problema). Para responder a essa pergunta, várias teorias (hipóteses) diferentes já foram criadas.

A respeito da origem da vida, entre as teorias (hipóteses) mais conhecidas, temos:

a teoria da abiogênese, aceita até meados do século XIX, afirma que a vida pode ser gerada espontaneamente;

a teoria da biogênese, segundo a qual a vida somente pode ser produzida por outra vida pré-existente;

o criacionismo, que explica o surgimento da vida a partir da vontade de um criador divino;

a panspermia cósmica, para a qual a vida na Terra teve origem a partir de seres vivos do espaço sideral.

Para facilitar o entendimento sobre quando uma explicação é científica, e quando não é científica, vamos apresentar um resumo dos trabalhos científicos e dos debates que foram travados entre os defensores da teoria abiogênese e os da teoria da biogênese.

Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), a vida era gerada espontaneamente por um princípio ativo (um tipo de energia capaz de produzir a vida). Ele defendia, portanto, a teoria denominada abiogênese, cujo nome vem do grego: a (prefixo que significa "sem"); bio (significa "vida") e genese (significa "origem").

Durante séculos, sábios e médicos famosos, como Paracelso (1493-1541) e Van Helmont (1579-1644), trabalham tendo como referência a teoria da Aristóteles, ou seja, considerando que a vida surgia espontaneamente.

Van Helmont fez um experimento para provar essa teoria: colocou, numa caixa, uma camisa suja - com muito suor - e germe de trigo. Por volta de três semanas depois, nasciam filhotes de camundongos. Ele "provava", assim, que os camundongos tinham sido gerados espontaneamente, e o suor humano teria sido o princípio ativo.

Alguns cientistas duvidavam dessas afirmações, dizendo que eram falsas, e procuraram refutá-las com base em experimentos. Um deles, o biólogo italiano Franscesco Redi (1626-1697), formulou uma hipótese diferente: a teoria da biogênese, segundo a qual a vida só é produzida por vida preexistente.

Redi então pesquisou para saber como apareciam as larvas de inseto na carne em decomposição e descobriu que as larvas de moscas (que dariam origem a novas moscas) surgiam a partir de ovos colocados pelas moscas adultas. Assim Redi, para provar a sua teoria, colocou em dois frascos pedaços de carne. Um dos frascos Redi manteve fechado e o outro aberto. No frasco que foram colocados os pedaços de carne tampados, não apareceram nenhuma larva pois as moscas adultas não tiveram acesso a carne para colocar os ovos.

Com esse experimento, ele invalidou a teoria de geração espontânea e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com