Teorias medievais e teorias renascentistas na política e religião
Ensaio: Teorias medievais e teorias renascentistas na política e religião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henrique2225 • 17/9/2014 • Ensaio • 223 Palavras (1 Páginas) • 1.840 Visualizações
1. Explique o que foi o Renascimento.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica, que se deflagrou entre a Idade Média para a Moderna. Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante à politica e à religião.
2. Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante á política e á religião.
Em relação à politica, as mudanças estabelecidas foram o fim do feudalismo e a implantação do absolutismo monárquico. A burguesia surgiu e tinha poder econômico. Eram quem financiava os movimentos renascentistas.
Em relação à religião, o poder da igreja católica estava agora em declínio. O absolutismo tinha por direto o poder de exercer maior influencia que a Igreja católica. Nesse momento, as contestações a tais crenças estavam em conflito. O cristianismo não era mais a tese de tudo e o homem foi colocado como centro de tudo.
3. Embora divergentes, as teorias medievais e as teorias renascentistas tinham também pontos em comum. Cite dois deles e comente-os.
Os renascentistas pensavam que o homem era o centro do universo, ideia chamada de Antropocentrismo.
O pensamento medieval era que Deus era o centro de tudo, fatos era vontade divina.
O antropocentrismo criou o humanismo, o individualismo, naturalismo, o hedonismo e várias outras teorias.
Os povos medievais eram alienados á igreja e se opunham á pensamentos antropocêntricos, e claros, se opunham á quaisquer pensamentos renascentistas.
...