Trabalho Sobre A música Popular Brasileira
Trabalho Escolar: Trabalho Sobre A música Popular Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celo.egomes • 7/4/2014 • 6.777 Palavras (28 Páginas) • 957 Visualizações
Trabalho sobre a música popular brasileira
Uma visão geral da Música Popular Brasileira
Axé Music - O axé une elementos tradicionais baianos com elementos do reggae jamaicano, salientando especialmente a identidade afro.
Bossa Nova - Em 1958, a união de samba e jazz forma a bossa nova. Com "Chega de Saudade" de Vinícius de Moraes, o pianista Tom Jobim e o cantor João Gilberto conseguem o primeiro grande sucesso no Brasil. O sucesso internacional da bossa nova se deu com a música para o filme "Orfeu Negro".
Choro - A partir de 1870, o choro vai tomando forma através de interpretações de estilos europeus como a valsa e a polca. Até hoje a MPB (Música Popular Brasileira) conserva elementos do choro.
Forró - No nordeste se desenvolveram ritmos regionais como o passo rápido do forró com seus textos frívolos. Uma lenda diz que o nome se criou a partir da expressão inglesa "for all", criada por engenheiros ingleses, quando da construção de ferrovias: nos fins-de-semana ocorriam bailes para os executivos e outros para todos, ou seja, "for all".
Frevo - Quando alguém fala em carnaval, todo mundo logo pensa em samba. O frevo não é menos carnaval, só que a grande diferença é que, ao contrário do samba, não se espalhou pelo país. Oriundo de Recife, o frevo é até mais do que o samba: é também uma dança coreografada. São mais do que 120 passos diferentes, alguns acrobáticos como as piruetas do balé. Nasceu o frevo 100 anos atrás da competição entre bandas marciais com capoeiras à frente para intimidar os rivais, moldando as marchas militares à cadência da luta-dança. Por isso, os metais são o som predominante. Uma orquestra típica de frevo é composta de 18 músicos:
5 saxofones: base da música e da linha melódica
1 clarinete: conduz as variações da melodia
4 trompetes: responsáveis pelos agudos no diálogo dos metais
4 trombones: dão a resposta grave aos trompetes
1 tuba: cuida do ritmo e da harmonia do compasso
1 surdo: ajuda a manter o ritmo
2 taróis: trabalham com o surdo na manutenção do ritmo
No Recife os capoeiras haviam adquirido o hábito de carregar, como arma, um pedaço de pau. Com a repressão, foi trocado por um guarda-chuva, hoje símbolo do frevo. Trocando o "r" de lugar, o povo dizia que a ruas "freviam" durante o carnaval. O termo pegou direto, dando nome a música.
Lambada - A lambada foi-se criando a partir de elementos do carimbó paraense, da cúmbia colombiana e um pouco de salsa cubana. Este ritmo se tornou moda mundial no fim da década de 80, depois da produção francesa "Lambada", do grupo Kaoma.
Música Clássica Brasileira - Entre 1700 e 1750 se desenvolveram as modinhas clássicas no ambiente barroco de Minas Gerais. Gênero palaciano a princípio, com influências do canto operístico italiano, contrasta com o lirismo envolvente a alacridade de seus instrumentos: cravo, flauta doce, viola e violoncelo. O compositor e maestro Heitor Vila Lobos (1887-1959) acrescenta, depois de 1900, às sinfonias e óperas um esteticismo brasileiro: ritmos indianos, serestas e outros elementos folclorísticos regionais. Participou do "Movimento de Arte Moderna", que marcou a introdução do modernismo em todas as formas de arte no Brasil.
Samba - A partir do choro e elementos musicais de danças de origem africanas, nasce no início do século o samba. O samba é marcado por seu compasso binário e acompanhamento sincopado (ligação de um tempo fraco com um tempo forte do compasso seguinte), sendo geralmente cantado e muito saracoteado. Hoje, o samba pode ser achado em mais de 40 estilos diferentes, como pagode, samba-enredo, etc. A palavra "samba" provavelmente se originou de "semba", expressão angolana para o umbigo.
Música Sertaneja - A música sertaneja, com origens nos boleros do interior do sudoeste, é interpretada geralmente por duplas masculinas de uma maneira muito sentimental, quase beirando o "kitsch", sobre como é triste a vida e lindo o amor.
Tropicalismo - O tropicalismo, como movimento artístico, é criado 1967 na Bahia e expressa uma oposição velada contra o regime militar vigente na época. Com o LP "Tropicália - Ou Panis et Circensis" os cantores Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso produzem um dos lançamentos mais importantes da MPB.
Baião - Um ritmo local nordestino inicia depois de 1967 uma jornada para conquistar o sudeste e o resto do Brasil. Luiz Gonzaga (1912-1989), com sua voz inconfundível e sanfona característica, canta sobre a vida simples de seu povo. É o coração da morena queimada de sol que bate ao ritmo do afoguê e da zabumba.
Carimbó - Carimbó - Junto com o sirimbó, é uma popular dança da região amazonense.
Agora uma visão detalhada da música popular
A origem do Brasil - os índios com suas flautas de bambu, os portugueses com seus cantores e tocadores de viola, e os Africanos com seus variados e vibrantes ritmos - fizeram-no um país musical. Desde as composições clássicas de Villa-Lobos e os sons mais suaves da Bossa Nova, até as batidas contagiantes do samba, o País desenvolveu uma música de impressionante sofisticação, qualidade e diversidade.
Quando os padres jesuítas chegaram pela primeira vez ao Brasil, encontraram índios executando músicas e danças ritualísticas, acompanhados por instrumentos rudimentares de percussão e sopro. Utilizaram a música para catequizar os índios, trocando as palavras originais das canções por palavras religiosas, e usando a linguagem Tupi-Guarani. Introduziram também o canto gregoriano, ensinaram flauta, instrumentos de arco e o clavicórdio. A música acompanhava as cerimônias sacras que aconteciam nas vilas e nas praças das igrejas.
A música africana foi introduzida durante o primeiro século da Colônia e enriquecida pelo seu contato com a música ibérica. Um dos mais importantes tipos de música usados pelos escravos negros era uma canção cômica e dançante chamada lundú. Por muito tempo, foi uma das formas musicais populares típicas, sendo inclusive cantada na corte
...