TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte de membrana selectiva PERMEABLIDADE

Resenha: Transporte de membrana selectiva PERMEABLIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 2

5 PERMEABLIDADE SELETIVA NO TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA

Transporte ativo: é o processo de passagem através da membrana celular que neste caso há consumo de energia, e a substância pode ser transportada de um local de baixa concentração para outro de alta concentração. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1997).

Difusão facilitada: é o processo de passagem de numerosas de substâncias, como a glicose e alguns aminoácidos, penetram nas células sem gasto de energia. Outras propriedades sugerem fortemente que, na penetração facilitada, a substância penetrante se combina com uma molécula transportadora ou permeasse, localizada na membrana plasmática. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1997).

Difusão passiva: é como a distribuição do soluto tende a ser uniforme em todos os pontos do solvente, o soluto penetra na célula quando sua concentração é menor no interior celular do que no meio externo, sai da célula no caso contrário e na difusão passiva não a gasto de energia. Trata-se de um processo físico de difusão a favor de um gradiente. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1997).

Transporte em quantidade para dentro da célula, também chamado endocitose, efeito por dois processos denominados fagocitose e pinocitose, que apesar de algumas diferentes superficiais, têm muito em comum nos seus princípios básicos. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1997).

Fagocitose: é um processo pelo qual a célula, graças a formação de pseudópos, que engloba no seu citoplasma partículas sólidas que, por suas dimensões, são visíveis ao microscópio optíco. Na fagocitose tem partículas fixa a receptores específicos da membrana celular, capazes de desencadear uma resposta da qual participa o citoesqueleto. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1997).

Pinocitose: emitem delgadas expansões do citoplasma como membranas ondulantes, que ao se, retraírem, englobam gotículas do meio de cultivo de até 1um de diâmetro. Formando assim vacúolos contendo líquido, que se aprofundam no citoplasma tornando-se cada vez menores. Assim ocorre a invaginação de uma área localizada da membrana plasmática, formando-se pequenas vesículas que são puxadas pelo citoesqueleto e penetram no citoplasma. Na pinocitose não seletiva as vesículas englobam todos os solutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com