Transporte Por Membrana
Monografias: Transporte Por Membrana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariliagiancursi • 13/10/2014 • 6.312 Palavras (26 Páginas) • 538 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências da Saúde
Curso de Biomedicina
Carol de Sousa Barbosa C296JF-4
Marília Abadia Giancursi Galvão B97FGI-5
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: DISCIPLINA DE BIOFÌSICA
BIRIGUI – SP
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências da Saúde
Curso de Biomedicina
Carol de Souza Barbosa C296JF-4
Marília Abadia Giancursi Galvão B97FGI-5
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: DISCIPLINA DE BIOFÌSICA
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentadas à Coordenação do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista – UNIP como requisito para aprovação na disciplina.
Orientador: Prof. Me.Fábio Y. Kodama
Araçatuba-SP
2014
RESUMO
A sinalização celular consiste no conjunto de mecanismos que levam à comunicação entre as células de um organismo multicelular. A sinalização celular é necessária para a regulação do desenvolvimento celular (durante a embriogénese), para a regulação da organização das células em tecidos e para o seu crescimento e divisão das células, além disto, também é precisa para a coordenação das funções celulares (fase adulta). Existem dois modos de sinalização, o pelo contato direto entre duas células que pode ser via junções de hiato ou via moléculas associadas à membrana. O outro modo de sinalização é o por transmissão à distância via molécula segregada que pode ser endócrina (entre células distantes, pela corrente sanguínea), parácrima (entre células vizinhas) ou autocria (na mesma célula).
A comunicação intercelular utilizando sinais intercelulares compreende várias etapas, começa com a síntese e libertação do sinal pela célula sinalizadora que vai ser transportador até à célula alvo o sinal ou ligando pode ser de dois tipos, Hidrofóbico (receptores intracelulares) e hidrofílico (receptores menbranares) Na célula alvo um receptor específico vai detectar o sinal os receptores podem ser acoplados a canais iónicos em que a ligação de um neurotransmissor ao receptor induz a abertura do canal iónico, acoplados proteínas G que são proteínas triméricas compostas por três subunidades (alfa, beta e gama) que determinam se o sinal vai ser inibitório ou estimula tório ou acoplados a enzimas como é ocaso dos receptores tirosina-cinases (RTK) que são normalmente receptores de fatores de crescimento e são responsáveis pela regulação da proliferação celular e pela diferenciação, tendo um papel fundamental na biologia do cancro.
As células recebem informação do seu ambiente envolvendo através de uma classe de proteínas denomina receptores. O receptor notch é uma proteína da superfície celular que possui esta função.
Os animais possuem um conjunto de genes que codificam proteínas sinalizadoras que integram especificamente estes receptores notch e que estimulam uma resposta em células que possuam estes receptores na sua superfície.
As moléculas que ativam ou em alguns casos inibem os receptores podem ser classificados como hormonas, neurotransmissores, citoclinas ou fatores de crescimento, mas todas são chamadas de ligando de receptores. Os detalhes da interação receptores – ligando são chamadas no processo de sinalização celular.
A sinalização por Rtk’s compreende três etapas a dimerização do receptor, a fosforilação das tirosinas e a associação de moléculas de sinalização, depois ocorre transdução do sinal que pode ser por viacAMP, cGMP, do IP3, Diaciglicerol e Ca2, de Ras/Raf/MAPK eJAK/STAT. Após a transdução do sinal acontece a resposta celular (morte celular, diferenciação, sobrevivência, movimento celular,...). Para terminar a resposta celular o sinal é removido terminando assim o evento de sinalização
SUMÁRIO
Introdução.........................................................................................................5
Importância e evolução da sinalização celular..............................................6
Reteptores.........................................................................................................8
Mensageiros e efetores..................................................................................25
Vias da sinalização e integração...................................................................27
Sinalização e ciclo celular..............................................................................29
Conclusão........................................................................................................30
Referências......................................................................................................31
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o assunto SINALIZAÇÃO CELULAR que consiste nos mecanismos que levam à comunicação entre as células de um organismo uni-multicelulares, que traz uma maneira mais profunda no contexto das doenças humanas e na sinalização
...