Tratamento Com Larvas Para Ulceras
Artigos Científicos: Tratamento Com Larvas Para Ulceras. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tefa2707 • 26/11/2014 • 477 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
Terapia Larval um tratamento para cura de ulceras.
As lesões cutâneas são bastante comuns e é bem frequente a dificuldade de cura, principalmente em idosos, e certas infecções, particularmente com bactérias bem resistentes a antibióticos, que dificultam a recuperação desses ferimentos, levanto até mesmo risco de amputação do membro a até ao óbito.
No Brasil aumenta cada vez mais pessoas diabéticas que leva a dificuldade na cura, quando o paciente tem algum tipo de lesão (Marcondes, 2006). Várias técnicas são realizadas para a melhora deste problema, como medicamentos antibióticos e tópicos. Mas com o despreparo de alguns profissionais, na hora de realizar o procedimento como, por exemplo, um curativo, acabando não realizando adequadamente e até mesmo infectando ainda mais esta lesão, abrindo uma porta para que as bactérias ali presentes se tornem mais forte e imune contra alguns tipos de medicamentos, e assim impedindo a cura do paciente.
Através de muitos estudos foram observados que larvas de certas moscas são blackbottleblowfly conhecida como a mosca varejeira, pode ajudar a limpar ferimentos e apressar a cura, a chamada terapia larval. (Marcondes, 2006).
Com o passar do tempo percebeu- se que os antibióticos levaram a resistência e que os tratamentos eram caros e apenas uma parte eram resolvidos.
“Essas dificuldades proporcionaram o ressurgimento do interesse pela larvoterapia a partir da década de 1980” (Marcondes, 2006).
A terapia larval é utilizada com grande sucesso atualmente em dezenas de milhões de pacientes com feridas de todos os tipos nos
“Estados Unidos e em vários países da Europa, principalmente no Reino Unido, Alemanha, Holanda e Suécia”. (Marcondes, 2006).
A terapia larval pode ser muito útil, especialmente em países de baixa renda, por seu baixo custo e sua melhora e eficaz. Pois envolve apenas tecnologia simples que pode ser desenvolvido em pequenos laboratórios.
As larvas possuem criadouros específicos sem que haja qualquer contaminação, esse método pode parecer estranho porem é um ótimo procedimento na cicatrização das feridas, principalmente em tecidos já necrosados, pois as larvas tendem a retirar todo o tecido morto, se alimentado dele, o tratamento demora cerca de 2 a 6 meses dependendo de cada lesão.
Pesquisa brasileira feita com ratos mostra que as larvas de mosca varejeira podem ser usadas com sucesso na cicatrização de ferimentos graves. O uso de larvas de moscas varejeiras no tratamento de ferimentos necrosados pode se tornar, no futuro, uma prática médica comum no Brasil. O objetivo é amenizar o sofrimento de pacientes que apresentam feridas graves, em que parte do tecido morre, o que é comum em pacientes com o diabetes fora de controle que compromete o processo de cicatrização levando a morte tecidual.O procedimento mostra-se promissor. De acordo com o estudo, as larvas se alimentam do tecido em fase de decomposição sem atacar a parte saudável. Nos testes de laboratório com as cobaias, o uso das larvas diminuiu o tempo médio de cicatrização de 35 para 10 dias (Cabral, 2009)
...