TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE BIOLOGIA I
Por: Karine Arriaga • 15/6/2021 • Exam • 331 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
MESTRADO PROFISSIONAL EM BIOLOGIA - PROFBIO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENSINO DE BIOLOGIA I
Tarefa: Análise Comparativa
Acadêmica: Karine Arriaga Almerini
Análise Crítica Perspectivas de Abordagens Investigativas
Ler os textos de Sasseron e Reis e analisar criticamente as perspectivas de ensino por investigação: quais aproximações e quais diferenças?
Elaborar uma pequena síntese entre 10 a 15 linhas e elaborar duas questões referentes aos textos.
Sasseron e Reis trazem em seus textos a abordagem didática do ensino por investigação, ambos autores ressaltam que o discente é o protagonista no seu processo de ensino aprendizagem e que cabe ao professor fomentar e mediar esse evento. Sasseron apoia-se nas ideias de Piaget, Bachelard e Vygotsky trazendo o problema/exercício como um recurso educacional para o desenvolvimento da compreensão de conceitos. Para a autora o problema/exercício permite construir novas ideias, impulsiona o desenvolvimento e a busca por soluções/respostas. No trabalho de Reis e Dias, os autores trazem um estudo sobre o que há de mais inovador no âmbito do ensino por investigação europeu, numa perspectiva IBSE associado ao modelo de aprendizagem dos 7Es com o recurso da WEB 2.0. Segundos os autores, esse modelo de aprendizagem permite, entre outras coisas, a construção da alfabetização científica, discussões sobre ética da ciência e sociedade, além do desenvolvimento profissional/motivacional dos docentes.
- Por que a desconstrução de um ensino conteudista, onde o professor é o único detentor do conhecimento e o oferece para seus alunos é mais difícil do que a construção de práticas educacionais com abordagens investigativas, que são amplamente reconhecidas e defendidas por educadores e pesquisadores de várias partes do globo?
- O trabalho de Reis e Dias, traz à tona o que há de mais inovador no que se refere às abordagens e métodos de ensino aprendizagem. Quando focamos no Brasil atualmente, quais seriam os principais obstáculos para a aceitação e utilização da perspectiva IBSE associado ao modelo de aprendizagem dos 7Es com o recurso da WEB 2.0? Poderíamos dizer que é algo utópico ou alcançável para nossa realidade?
...