Técnico do Swab
Por: carolribeeiro • 17/10/2017 • Trabalho acadêmico • 354 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
[pic 1]
TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA
MICROBIOLOGIA
TÉCNICA DE SWAB
CAROLINA RIBEIRO
JENIFER SANTOS
LIDIÉLE JERÔNIMO
VARGEM GRANDE DO SUL
SETEMBRO DE 2017
INTRODUÇÃO
A técnica de swab adeque-se na apuração do crescimento microbiano e/ou precisar o tipo de micro-organismos existentes em um determinado local. Swab em uma tradução literal significa cotonete, por isso um cotonete é usado para coletar a amostra. Essa técnica pode ser aplicada em qualquer tipo de superfície sólida, seja ela o corpo, objetos, aparelhos eletrônicos e até mesmo embalagens de alimentos. Todavia cada tipo de material analisado demanda uma coleta diferente. Deve-se ter ciência de que a higienização do material utilizado é de extrema importância, pois assegura a precisão e segurança de produtos e pessoas.
OBJETIVO
Análise microbiológica de superfície sólida, avaliação de contaminação e desenvolvimento de coliformes totais.
MATERIAIS
- Bico de Bunsen
- Placa de amianto
- Tripé
- Pipeta
- Placa de petri
- Alça de drigalski
- Espátula
- Erlenmeyer
- Tubo de ensaio
- Vidro de relógio
- Cotonetes
- PCA
- Balança semi-analítica
MÉTODOS
Próximo ao bico de Bunsen, foi desembalado as vidrarias esterilizadas prontas para a realização do experimento. Pesou-se 2,18 gramas de PCA[1] para 125 mL de H2Od[2] em um Erlenmeyer e sobre o bico de Bunsen mexeu até se transformar em uma solução cintilante de cor amarelada. Em seguida, acrescentou uma quantidade mínima desse meio de cultura em ambas as placas de petri esterilizadas reparando-as para receber a amostra.
Foi recolhido amostras da mesa da cantina e da maçaneta de um carro, utilizando dois cotonetes e um tubo de ensaio para isolar as amostras. Retornando ao laboratório, próximo ao bico de Bunsen os cotonetes foram delicadamente friccionados sobre o meio de cultura, repassando as amostras de um lugar para o outro e com a alça de drigalski as amostras foram espalhadas sobre o meio de cultura para melhor desenvolvimento e resultado. Posteriormente, as placas foram fechadas, nomeadas e levadas para a estufa em temperatura acima de 30 ºC.
RESULTADO
AMOSTRA | RESULTADO (COLÔNIAS) |
Plaquinha 1 – mesa da cantina | Incontáveis |
Plaquinha 2 – maçaneta do carro | Incontáveis |
CONCLUSÃO
Concluiu-se que ambos os locais onde foram coletadas as amostras, são impróprios para o manuseio de alimento, pois há uma quantidade excessiva de microrganismos.
...