UMA ABORDAGEM TERMODINÂMICA DA VIDA - RESENHA CRITICA
Por: Leo Guima • 12/9/2017 • Resenha • 279 Palavras (2 Páginas) • 2.822 Visualizações
UMA ABORDAGEM TERMODINÂMICA DA VIDA
GARROTE FILHO, M. da S.; SILVA, N. P. Uma abordagem termodinâmica da vida. Ciência Hoje. v. 2. n. 223. p. 34-39. Novembro 2005.
A termodinâmica é o estudo das relações entre o calor trocado e o trabalho realizado, num determinado processo físico. Há duas leis que são os principais pontos de estudo. O crescimento da variedade de reações químicas e estruturas parece fazer surgir uma contradição com essas leis.
A vida dos seres vivos em geral é mediada pelo segundo princípio da termodinâmica que considera o grau de desordem em relação ao aumento de tempo, como equalizador para manter o controle e a existência dos seres vivos, em que o estado mais desorganizado tira o lugar do mais organizado, um grande estado de desorganização leva a uma perca de informação, perca de energia e em consequência disso um aumento na estabilidade de seu estado atual. É observado sistemas de estabilidades principalmente nos seres humanos onde o organismo se comporta mediante ao gradiente de temperatura que por exemplo é imposto pelo fluxo intenso do sol que é dissipado pelo corpo para manter o equilíbrio. A evolução dos mecanismos de dissipação de energia aumenta à medida que passa o tempo, isso acaba fugindo da segunda lei da termodinâmica pelo fato dos sistemas se tornarem mais organizados, porém favoreceu o surgimento de organismos cada vez mais complexos e evoluídos.
Os sistemas que obedecem à termodinâmica clássica, tendem a uma morte rápida. Os seres vivos possuem uma forma de troca com o meio ambiente evitando a entropia máxima, ou seja, se alimentam de entropia negativas. Esta troca é conhecida como metabolismo.
...