USO DE LODO DE ESGOTO NA PRODUÇÃO DE TAPETES DE GRAMA ESMERALDA
Artigos Científicos: USO DE LODO DE ESGOTO NA PRODUÇÃO DE TAPETES DE GRAMA ESMERALDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilaine • 17/10/2014 • 304 Palavras (2 Páginas) • 512 Visualizações
Uso de lodo de esgoto na produção de tapetes de grama esmeralda
O lodo de esgoto vindo da estação de tratamento da cidade de Jundiaí, São Paulo, foi utilizado para a produção de tapetes esmeraldas. Esses tapetes esmeraldas são naturais do Japão e é uma das principais gramas comercializadas no Brasil.
O lodo de esgoto apresenta uma disposição final problemática e frequentemente negligenciada. A utilização agrícola desse resíduo já ocorre em vários países.
O lodo é utilizado como fertilizante por causa da quantidade de nutrientes presentes em sua composição como o nitrogênio e o fósforo.
O experimento foi em Itapetininga, área que já vinha sendo utilizada para a produção comercial de tapetes de grama há cerca de 10 anos.
Foram utilizadas cinco doses de iodo (0, 10, 20, 30 e 40 Mg ha-1 , base seca), mais um tratamento com fertilizante misto NPK.
O lodo foi aplicado em uma única vez após 20 dias da colheita dos tapetes e espalhado sobre a superfície do solo.
A taxa de cobertura do solo (TCS) pela grama foi avaliada por meio da análise de imagem digital, aos 45, 75, 105, 135, 165 e 195 dias após a aplicação do lodo de esgoto.
Aos 165 dias após a aplicação do lodo, o tempo de formação de tapetes de grama esmeralda foi menor em relação ao tempo médio de 12 meses para a colheita do tapete de grama esmeralda sem o iodo.
A aplicação do iodo não causou nenhum problema ao meio ambiente, considerando que os valores encontrados de metais pesados no iodo foram inferiores ao limite estabelecido pelo CONAMA. Além disso praticamente todo o lodo aplicado é levado juntamente com o tapete, o que permitiria aplicação prolongada de lodo na mesma área.
Conclui-se que a dose ideal de lodo de esgoto é de 31 Mg ha -1 onde permitiu o fechamento completo do tapete de grama.
...