Uso de Esgoto na Recuperação de Áreas Degradadas
Por: Larisbc • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Introdução
O esgoto doméstico sempre foi um problema perante a sociedade, durante a idade média, onde seu descarte era feito de forma incorreta, jogado nas ruas, favoreceu a ploriferação de animais que transmitiam doenças na época letais, dentre eles o rato, que ocasionaou um surto de peste bulbônica entre os europeus da época citada.
Com o aumento das cidades, e o avanço da tecnologia, foi pensado em um destino para o esgoto doméstico, que então era despejado sem tratamento adequado nas águas superficias, tais como rios, lagos, lagoas, etc., o que as poluia e tornava impotável para consumo humano.
O tempo passou e surgiu então uma nova preocupação, dessa vezem relação a disponibilidade e potabilidade das águas subterrâneas, que podiam ser/estar contaminadas com o esgoto que era despajado nos rios.
Após analises foi proposto que o esgoto recebesse tratamento antes de ser encaminhado para a natureza. Nessas analises foi observado que as impurezas contidas no esgoto doméstico contem elevadas concentações de compostos nitrogenados, e o tratamento setria feito a partir da aplicação do ciclo de nitrogênio nesses efluentes liquidos.
Figura 1 : o ciclo do nitrogênio
[pic 1]
Fonte: Eugene P. Odum e Gary W. Barret
O ciclo do nitrogênio, de modo mais basico, consiste na retirada do nitrogenio da atmosfera, em forma de N2, que assume a forma de NO2, que é incorporado pelo protoplasma vegetal, depois pelo protoplasma animal, e após a morte, passa pelo protoplasma do decompositor (bactéria heterotrófica amonificadora), que libera o nitrogênio na forma de amônia (NH3), após esses processos, começaa nitrificação, onde o amônio é convertido em nitrita, pelas bactérias nitrosomonas, e depois em nitrato pelas nitrobacter, e então o nitrato, em carater anaeróbio, é convertido novamente em N2 por bactérias heterotróficas pseudomonas.
Após os efluentes passarem pelo tratamento e estarem livre de impurezas, estão prontos para serem despejados em rios. Mas ainda há os residuos formados por ele na estação de tratamento, esses residuos são mais conhecidos como lodo de esgoto.
O lodo de esgoto após tratado, podeser utilizado para diversos fins, mas no presente trabalho falaremos da sua utilização na recuperação desolos degradados, para ele estar apto para ser aplicado, o lodo precisa atender uma série de exigencias que estão descritas na resolução do CONAMA de nº 375, de 29 de agosto de 2006, que define critérios e procedimentos para o uso agricola do lodo de esgoto produzido em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus derivados.
...