Um Olhar Sobre A Arte
Trabalho Universitário: Um Olhar Sobre A Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lehreis • 21/11/2014 • 608 Palavras (3 Páginas) • 598 Visualizações
INTRODUÇÃO
No dia 04 de Outubro de 2014, o Curso de Pedagogia Unip – Campinas
– SP , os alunos do curso de Pedagogia, realizou uma visita à Pinacoteca, localizada na Praça da Luz e no Museu da Língua Portuguesa.
TEMA :
“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”
É um tema muito importante pois espaços culturais para muitas pessoas está se perdendo o valor, nem todos tem vontade e se interessam pelo tema, mais para nós que fomos visitar é um espaço muito bom, onde podemos retomar ao nosso tempo de escola, foi um passeio onde podemos nos relacionar com vários temas e pessoas de culturas diferentes.
DESENVOLVIMENTO
A Pinacoteca nos chamou atenção pois é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até os dias de hoje. Fixada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofício, projetado no final do século XIX, seu espaço físico é muito bem preparado, amplo e iluminado. As obras de arte estão distribuídas ao longo de várias salas, organizadas por assunto. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado à mostra de longa duração.
É um espaço lindíssimo e muito agradável, onde é possível passar horas apenas apreciando as belas obras de arte que ela nos oferece. Ficamos impressionadas com o edifício, que por si só já é uma obra de arte. Durante nossa visita, acontecia várias obras, cujas obras acompanham os grandes movimentos artísticos da modernidade: a academia no fim do século XIX, a criação da academia. Essa exposição foi capaz de prender a atenção dos visitantes, por contar com obras diferentes e bem elaboradas, o que foge do que é comumente visto em exposições do tipo.Além disso ela é dividida em várias salas da Pinacoteca, a coleção nos chama a atenção por seus traços marcantes e nos convida a abrir nossos olhos a questões filosóficas que envolvem o indivíduo. Foi possível observar também que, em alguns cômodos, em meio às demais obras do acerto, havia uma fotografia, uma pintura e uma escultura, todas retratando um mesmo tema, e ao lado um breve
texto explicativo. Quando algum visitante parava para vê-las, logo em seguida era abordado por um funcionário da Pinacoteca com um pequeno questionário, visando analisar qual a percepção o visitante havia tido daquele pequeno diferencial em meio ao acervo do local.
Visitamos também o Museu da Língua Portuguesa, que está localizado no prédio da estação da Luz, que fica na praça da Luz, s/nº, no centro da cidade de São Paulo. Com uma arquitetura inglesa do século XX, o prédio passou por um processo de restauração e adaptação para receber o Museu da Língua Portuguesa que tinha sua inauguração programada para o ano de 2006.
O Museu é dividido em diversos ambientes onde podemos conhecer um pouco mais da história da língua portuguesa. Ao entrarmos no primeiro andar de exposição nos deparamos com um telão com 106 metros de extensão com projeções simultâneas de filmes da língua portuguesa no cotidiano e na história de seus usuários, no ambiente seguinte uma linha do tempo com recursos interativos, sala com telas interativas onde o visitante pode brincar com a formação
...