Visão histórica, definições, tipos e objetivos
Artigo: Visão histórica, definições, tipos e objetivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tati2007 • 18/10/2013 • Artigo • 484 Palavras (2 Páginas) • 451 Visualizações
Visão histórica, definições, tipos e objetivos
Na escola de Educação Infantil, a brinquedoteca funciona como um espaço de aprendizagens, com função lúdica, permitindo a criança se expressar, transformar, interagir, fantasiar e se desenvolver.
O brincar é introduzido na vida da criança de forma natural, ela precisa exercitar a ludicidade, pois esses momentos são bastante importantes para que ela explore esses espaços, tornando cada momento como novos desafios.
O objetivo da brinquedoteca através de jogos e brincadeiras é desenvolver o motor, social, cognitivo e afetivo da criança, contribuindo para o processo de socialização, obtendo efeitos positivos para o seu aprendizado através de brincadeiras para estimular seu desenvolvimento. E no brincar irá atuar como estratégias positivas para a construção do conhecimento, no enquanto eles brincam o professor acompanha, para poder conhecer as crianças.
A brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade é para formação de educadores, esse espaço organizado serve para apoiar aulas práticas do curso de pedagogia.
Esse espaço também pode ser aberto à comunidade, para profissionais e estudantes desenvolver pesquisas voltadas ao comportamento de crianças.
O professor precisa aprender a trabalhar o lúdico com as crianças ter sempre um objetivo, tem que saber qual a sua contribuição e seus resultados alcançados, pois a brinquedoteca não é um lugar apenas para distração das crianças serve para estimular e desenvolver suas fantasias, sociabilidade, criatividade, sensibilidade e sentimentos.
no hospital a brinquedoteca funciona como um suporte para ajudar no tratamento de crianças que se encontram internado. Como o brincar, elas conseguem enfrentar melhor a situação do medo, que é natural quando deparadas nesses ambientes.
Através da brincadeira a criança consegue lhe dar melhor com suas emoções, conflitos e sua identidade como ser humano, tornando assim, um melhor resultado na luta contra uma doença e um tratamento muitas vezes doloroso.
Neste ambiente a brinquedoteca tem que ser um ambiente colorido, alegre, prazeroso, o mais próximo da realidade da criança, onde ela possa se identificar.
Os resultados comprovam que o ato de brincar em um hospital durante o seu tratamento, agiliza o processo de recuperação e minimiza os traumas causados pela internação.
Nos textos das pesquisas que fiz de Azevedo a brinquedoteca é um lugar que permiti que a criança tenha seu espaço, de forma prazerosa.
É nesse espaço que a criança através do brincar irá desenvolver o cognitivo, afetivo, motor e social. O lúdico pode ser trabalhado em qualquer espaço, desde que adaptado e adequado para elas de forma segura e confortável, atingindo assim à finalidade a que se destina.
Deixar a criança ser feliz, isso faz com que a criança se sinta capaz de realizar ações do seu imaginário. Quando nossas crianças brincam, elas se entregam em seu mundo, sem que nada nem ninguém possam atrapalhar. É preciso que o lúdico esteja sempre presente no dia a dia de uma criança.
BIBLIOGRAFIA
Azevedo, Antônia Cristina Peluso. Brinquedoteca:
...