ÁGUA E A SUA IMPORTÂNCIA
Por: João Lemos • 7/3/2018 • Trabalho acadêmico • 5.222 Palavras (21 Páginas) • 375 Visualizações
ÁGUA E A SUA IMPORTÂNCIA
João Lemos 30803
Marcelo Fagundes Erasmus Pronto
Pedro Miguel Pronto
VitorIntrodução
Disciplina: Observação e representação do meio local
Professora: Emília Nogueiro
Indice
Introdução 3
Composição da atmosfera 4
Gestão da água no mundo 12
Gestão da água no Brasil 14
Caracterização de um problema referente à agua 15
Gestão mais sustentável da água urgente 17
Importância de planear a utilização dos recursos hídricos 21
Conclusão 24
Referências bibliográficas 25
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre varios temas da água assim como a sua importância a sua distribuição, as principais bacia, a rede hidrigráfica de Portugal assim como a poluição e a gestão da água.
Composição da atmosfera
A atmosfera terrestre é constituída por um conjunto de gases em suspensão, distribuídos em diferentes percentagens pelas diferentes camadas atmosféricas, de acordo com o gráfico seguinte:[pic 1]
Camadas da Atmosfera
A Atmosfera é uma fina camada composta por gases, principalmente nitrogénio e oxigénio. É essencial para a vida no planeta, sendo dividida por várias camadas com características distintas.
[pic 2]
- Exosfera
É a camada mais afastada da superfície terrestre, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogénio, Nessa camada não existe gravidade e as partículas soltam-se facilmente no vácuo do espaço. É nesta camada que os objectos espaciais orbitam a terra, tal como satélites, sondas, telescópios, entre outros;
- Termosfera
É a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500kms de altura, o ar é escasso nesta camada, devido a este factor o calor é absorvido muito facilmente podendo chegar a 1000ºc de temperatura, tornando-se assim a camada mais quente da atmosfera;
Mesosfera
Com alturas de até 80km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas muito baixas que podem atingir os -100ºc de temperatura. A sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda a sua extinção, uma vez que a parte em contacto com a estratosfera é um pouco mais quente devido há troca de calor entre as duas camadas;
Estratosfera
É a segunda camada mais próxima da terra, podendo chegar até 50 km de altura. É nesta camada que se encontra a camada do ozono, tal como o nome indica trata-se de uma camada constituída de gás ozono, este gás e produzido através da acção da luz solar sobre o oxigénio e o azoto. O ozono e responsável pela absorção de grande parte da radiação ultra violeta deixando apenas passar a quantidade necessária não prejudicial;
Troposfera
É a camada mais próxima da crosta terrestre. Nesta camada podemos encontrar o ar usado na respiração de animais e plantas, é composta basicamente pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera em quantidades variáveis, 78% de nitrogénio e 21% de oxigénio, além de outros gases em pequenas proporções).Trata-se da camada mais importante da Atmosfera, pois é nela que é permitida a existência da vida no planeta em função das suas características, é também aqui que ocorrem todos os fenómenos meteorológicos.
Meteorologia
É a ciência responsável pelo estudo do estado do tempo e do clima. Nesta área são utilizados uma vasta gama de equipamentos, tais como:
- Satélites artificiais;[pic 3]
- Pluviómetro;[pic 4]
- Anemómetro;[pic 5]
- Barómetro.[pic 6]
Fenómenos meteorológicos
Trata-se do conjunto dos eventos visíveis que ocorrem na atmosfera devido as diferentes combinações de temperatura, humidade e pressão atmosférica, os mais conhecidos são: Precipitação, vento, neve, geada, nevoeiro, granizo e trovoada.
Estado do tempo
Refere-se as condições da Atmosfera num determinado lugar e num dado momento. Ele muda constantemente.
[pic 7]
Estado do Clima
É o conjunto de variações do estado do tempo que ocorrem num determinado lugar num período de 30 anos para verificar a regularidade das combinações dos elementos do clima, o período em estudo pode variar de acordo com os dados obtidos. Para realizar esse estudo observam-se as médias térmicas e pluviométricas entre outros dados meteorológicos.
[pic 8]
Elementos do clima
O clima de um determinado lugar da terra é influenciado pelos seguintes elementos:Temperatura, varia com a radiação solar, a altitude e a latitude.
Pressão atmosférica, é o peso ou pressão que a atmosfera exerce sobre tudo o que existe na superfície terrestre em combinação com a temperatura que quando elevada expande os gases diminuindo a pressão.
Humidade do ar, trata-se da quantidade de vapor de água presente na atmosfera.
Precipitação: factor condicionante das disponibilidades hídricas
Recursos hídricos disponíveis:
Águas superficiais: rios, lagos, lagoas e albufeiras.
Águas subterrâneas: (até 800 metros de profundidade) nascentes naturais e lençóis de água que retêm a água da infiltração.
Disponibilidades hídricas: quantidade de água disponível – dependem do volume de precipitação e da sua distribuição ao longo do ano.
Em Portugal, a distribuição espacial de precipitação também apresenta contrastes:
Norte litoral e áreas montanhosas: chega a atingir mais de 3000 milímetros;
Sul do Tejo: valores inferiores a 800 milímetros, que decrescem para o Interior e para o Sul;
Regiões Autónomas: (devido à situação geográfica e ao relevo) também apresentam desigualdades.
Dificultam a gestão dos recursos hídricos, tanto mais que as maiores necessidades de consumo se verificam na época de menor disponibilidade hídrica: o verão.
...