A Denominada hidrólise alcalina
Por: Rosiane Pinheiro • 12/8/2015 • Relatório de pesquisa • 816 Palavras (4 Páginas) • 385 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
TURMA: AGRONOMIA
PROFESSOR: SÉFURA MARIA A. MOURA
PRÁTICA: SAPONIFICAÇÃO
Acadêmico:
Maria Rosiane Pinheiro Silva
Limoeiro do Norte – CE
13 de Março de 2015.
1. INTRODUÇÃO
Também denominada hidrólise alcalina, a reação de saponificação é um tipo de reação química que ocorre entre um éstere uma base inorgânica ou um sal básico, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool. O nome saponificação se deve ao fato de que, quando se utiliza um éster derivado de um ácido graxo em reações desse tipo, produz-se o sabão, e já que a principal fonte natural de ácidos graxos são gorduras e óleos, suas hidrólises alcalinas são os principais processos aplicados à produção de sais de ácidos graxos, popularmente conhecidos como sabões. Resumidamente, temos:
Óleo ou gordura +base forte --> sabão + glicerol
As bases mais utilizadas nas reações de saponificação são o hidróxido de sódio (NaOH), que produz um sabão mais consistente, ou o hidróxido de potássio (KOH), que dá origem a um sabão mais mole, conhecidos como sabões potássicos. No Brasil, ainda é frequente a fabricação caseira de sabão, para a qual se utiliza a água de cinza (lixívia), em vez de hidróxidos de potássio ou de sódio. A água de cinza tem caráter alcalino devido ao carbonato de potássio que a compõe, que, em solução aquosa, libera íons OH-.
Outro produto da reação de saponificação é o glicerol, um composto orgânico que faz parte do grupo dos alcoóis. Devido a isso, as indústrias de sabão produzem também a glicerina, forma comercial do glicerol com 95% de pureza. Essa substância tem propriedades umectantes, ou seja, é capaz de manter a umidade, sendo, por isso, aplicada à produção de cremes e loções de pele, sabonetes e produtos alimentícios.
Devido à sua ação detergente (do latim detergere, limpar), os sabões auxiliam muito os processos de limpeza, especialmente na eliminação de gorduras. Tal característica é explicada pela estrutura do sabão: sua molécula possui um lado polar que interage com a água, e outro apolar, que interage com a gordura, formando, assim, partículas que se mantêm dispersas na água e são arrastadas durante a lavagem.
2. OBJETIVO
- Preparar amostra de sabão a partir de óleos vegetais;
- Tratar o sabão com solução saturada de NaCl;
- Comparar a alcalinidade do sabão antes e depois de tratado com NaCl.
3. MATERIAIS E REAGENTES
- Solução de NaCl 50g;
- 250mL de água destilada;
- Solução de NaOH 30g;
- 20mL de óleo vegetal;
- Béquer de 10mL;
- 15mL de etanol;
- Bastão de vidro;
- 2mL de ácido acético;
- 150mL de solução saturada de NaCl.
4. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
- Solução saturada de NaCl: adicionou-se 50g de NaCl á 150mL de água destilada. Agitou-se bem;
- Solução de NaOH 30%: adicionou-se 30g de NaOH em 100mL de água. Agitou-se até a dissolução total;
- Transferiu-se 20mL de óleo vegetal para um béquer de 100mL;
- Adicionou-se 15mL de etanol ao béquer de 100mL;
- Adicionou-se 20mL de NaOH 30% ao béquer de 100mL;
- Aqueceu-se lentamente, agitando constantemente com um bastão de vidro;
- Após 20 minutos, o odor do álcool desapareceu e ocorreu a formação de uma massa pastosa. Caso a massa ficasse dura, podia adicionar pequenas quantidades de água destilada.
- Adicionou-se 2mL de ácido acético parar diminuir o pH do sabão (pH de 6 a 7);
- Adicionou-se 150mL de solução saturada de NaCl, agitando vigorosamente para precipitar o sabão (este processo aumenta a densidade da solução aquosa, fazendo com que o sabão flutue.
- Filtrou-se a mistura para separação do sabão (á vácuo);
- Deixou-se em repouso para endurecer.
5. RESULTADOS
Com este procedimento houve a formação de um sabão de coloração branca levemente amarelada com consistência sólida e de uma fase líquida incolor de glicerina. O procedimento foi rápido em relação à sua preparação, mas foram necessários alguns minutos para que a solidificação do produto pudesse ser observada.
6. DISCUSSÃO
Como vimos, a saponificação baseia-se na interação (ou reação química) que ocorre entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras com uma base forte com aquecimento.
...