Bioquímica Celular: Teste de Tolerância a Glicose
Por: taissa110194 • 14/4/2015 • Relatório de pesquisa • 932 Palavras (4 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1] Faculdade de Jaguariúna
Bioquímica Celular
Teste de Tolerância a Glicose
Adelaine da Silva
Andreza Godoy
Jessica Cândido
Ledmara Borges
Natany Barbosa
Taíssa Moreira
Professor: André Rennó
Curso: Farmácia 3º Semestre
Data da entrega: 06/04/2015
Jaguariúna
2015
- Introdução
A glicose é um monossacarídeo do grupo dos carboidratos mais importantes. Também podemos chamá-la de Glucose ou dextrose. Quando ingerimos carboidratos (massas, doces, etc) eles são transformados em glicose, e, após isso, ela entra em nossa corrente sanguínea.
Sua estrutura é bem simples sendo representado por seis carbonos e um grupo aldeído podendo ser representada na forma de cadeia aberta, fechada onde se mantém em equilíbrio.
[pic 2]
A regulação da glicose é feita no pâncreas nas ilhotas Alfa (α) e Beta (β) sendo que quando os níveis de glicose estão altos o pâncreas libera insulina para que seja feita sua quebra e eliminação em forma de energia; quando os níveis estão baixos o pâncreas libera glucagon para que a glicose seja transformada em glicogênio no fígado. Quando o nível de glicose está muito alto, ocorre a hiperglicemia e deve ser feito o controle, pois a hiperglicemia em um exame de sangue representa quadro de diabetes . Quando esse nível estiver baixo o quadro é de hipoglicemia que também deve ser controlado para que não haja evolução.
O quadro de hipoglicemia é mais sério, pois nosso cérebro não armazena oxigênio nem glicose e se o nível de glicose baixar muito pode ocorrer lesões cerebrais graves com sequelas, podendo causar até a morte.
O distúrbio mais comum causado pelo aumento ou baixa do nível de glicose no organismo é a Diabetes Mellitus que é uma doença inflamatória crônica e se apresenta em 4 formas.
- Diabetes Mellitus tipo 1
- Diabetes Mellitus tipo 2
- Diabetes Mellitus Gestacional
- Diabetes Mellitus causada por outros agentes internos ou externos ao organismo.
Os níveis normais para que uma pessoa não apresente quadro de Diabetes são (8 a 12 horas de jejum):
- Nível Normal = 70 a 99mg/dL
- Nível Pré-Diabetes = 100 a 125mg/dL
- Nível Diabetes Mellitus = acima de 126mg/dL
Teste de tolerância à glicose é um exame laboratorial que tem como objetivo a identificação de resistência à insulina. O teste é realizado com várias coletas de sangue. A primeira em jejum e as outras 30, 60, 90, 120 minutos após a ingestão de dextrosol (glicose anidra).
O fundamento do teste é dosar a glicose nestes intervalos e avaliar se a glicose está sendo metabolizada pela insulina (cuja função é transportar a glicose para dentro das células e tecidos, diminuindo sua concentração no sangue).
Quando a insulina não age de forma correta, diz-se que o paciente tem Resistência à Insulina. Se essa resistência for muito acentuada o paciente pode desenvolver diabetes mellitus tipo II, sendo, neste caso, necessário tratamento.
A primeira opção de tratamento é sempre controle da dieta e prática de exercícios físicos. Quando esse tratamento não funciona é necessária à administração de hipoglicemiantes orais e, em situações mais graves, é necessária a administração de insulina.
...