Biotecnologia
Tese: Biotecnologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arianetomazzo • 22/5/2013 • Tese • 1.264 Palavras (6 Páginas) • 718 Visualizações
Introdução
A publicação deste estudo resultou da necessidade de se classificar a importância da biotecnologia, da engenharia genética e transgenia em nosso cotidiano e assim descartar suas características através de uma pesquisa em livros e sites da internet e as apresentá-las de forma básica que todos podemos entender e conhecer pouco mais sobre esse assunto.
Biotecnologia
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.
É utilizada desde a antiguidade, na produção de pães e bebidas fermentadas, porém este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de última geração. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulação de micro-organismos e genes tornou possível a produção de diversos medicamentos e alimentos industrializados.
A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos.
Logicamente a biotecnologia só tem trazido benefícios a nos, e tende a trazer cada vez mais. Graças a ela tivemos evoluções significantes na agricultura, na e industria e inclusive na medicina. Podemos citar alguns produtos obtidos pela biotecnologia:
Agricultura
- Mudas de plantas, plantas transgênicas, adubos e pesticidas;
Alimentação
- Cerveja, vinho, pães e queijos
Indústria
- Metais, enzimas, biossensores, biogás, ácidos, etc.
Medicamentos
- Insulina, hormônio de crescimento e outros hormônios, antibióticos e vacinas.
Meio ambiente
- Purificação da água, tratamento do esgoto e do lixo.
Engenharia genética
A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor suas funções e produzir substâncias úteis ao homem.
Através da engenharia genética muitos hormônios passaram a ser produzidos por bactérias com DNA modificado, como por exemplo, a insulina, que era produzida por animais e causava alguns efeitos colaterais indesejáveis em seres humanos.
Já se pode escolher o sexo dos bebês e selecionar embriões sem distúrbios graves. Daqui a algum tempo será viável até alterar as suas características genéticas. Para o bem ou mal, a humanidade está se tornando capaz de decidir como serão os novos habitantes do planeta.
Apesar disso assustar um pouco, foram obtidos grandes evoluções com isso. Com o mapeamento genético é possível prever e evitar possíveis doenças como:
Distrofilia de Duchenne Degeneração dos músculos.
Síndrome de Turner Mulheres com estatura baixa, pescoço curto e infeteis.
Talassemia Anemia e atraso no crescimento.
Adenoleucodistrofia Perda da visão e da coordenação muscular
Síndrome de Edwards Musculatura tensionada, dificuldade em abrir a mão e a boca.
Síndrome de Patau Cabeça grande, lábio leporino e número anormal de dedos.
Coréia de Huntington Perda
...