Exemplos de Tampões
Por: Aline Dutra • 26/9/2023 • Trabalho acadêmico • 585 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
Faça uma pesquisa sobre os principais tampões responsáveis pelo pH do sangue e construa um mapa mental relacionando todos os mecanismos requeridos para a sua manutenção, em especial o tampão bicarbonato/ácido carbônico, hemoglobina, pulmões e rins.
São substâncias que são capazes de resistir as mudanças no pH quando pequenas quantidades de ácido ou base são acionadas, realizando assim a manutenção do pH nos seres vivos, por meio da adição de ácido á soluções básicas e de base à soluções ácidas.
Exemplos de Tampões
Acetato: CH3-COOH + CH3-COONa
Bicarbonato: H2CO3 + NaHCO3
Fosfato: H2PO-4 + NaHPO4
Amônia: NH4OH + NH4Cl
Mecanismo de ação dos tampões: adicionar ácido á soluções básicas e adicionar base à soluções ácidas
Sistema tampão: consistem em um ácido fraco (H+- doador de prótons que não se dissocia totalmente em água) e sua base conjugada (OH- - receptor de prótons)
- Ao haver essa associação, o número de prótons livres cairá e o pH diminuirá, em função da base conjugada;
- Nem todos os prótons (a maioria) se associam a base por causa da constante de equilíbrio que rege o equilíbrio químico;
- Quanto menor o pH, mais fraco é o ácido;
Poder tamponante: quantidade de ácido forte que é necessário adicionar para fazer variar o pH de uma unidade, pois a ação tamponante está restrita à uma faixa de pH, saindo dela (para meio básico ou ácido) o pH será alterado.
Eficiência do tampão:
- Proximidade do pH em que há 50% de dissociação: há um valor de pH (característico de cada tampão considerado) onde exatamente 50% do ácido inicial está associado e os 50% restantes estão em forma de base conjugada, onde o sistema-tampão está na sua eficiência máxima. Na faixa de uma unidade acima ou abaixo ele ainda é eficaz, fora disso, deixa de atuar como tampão.
- Concentração: soma das concentrações do ácido e da base conjugada. A concentração de um tampão é mantida em qualquer valor de pH, o que aumenta ou diminui é a concentração do ácido ou da base, conforme necessário
Titulação: no início o ácido acético está pouco ionizado e a medida que se adiciona base, a ionização aumenta
Concluindo, dissociando um ácido ao adicionar um álcali (substância com características básicas) ou associando uma base conjugada e um próton ao se adicionar um ácido forte, o sistema-tampão evita variações severas de pH.
Região de tamponamento: zona onde uma certa quantidade de H+ ou OH- adicionada ao sistema tem muito menos efeito do que se for adicionada fora dessa zona
Tampão bicarbonato: regulação extracelular constituída pelo bicarbonato (HCO3-) e pelo ácido carbônico (H2CO3 – ácido fraco), que mantém o pH do sangue numa "faixa segura" compreendida entre 7,35 e 7,45, resistindo as variações de pH para cima (alcalose) ou para baixo (acidose) desses valores.
...