Nitrogenio
Por: Giuliano Kunz Gonçalves • 29/4/2015 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
Universidade Federal do Rio Grande
Eng. Mecânica Turma D
Giuliano Kunz Gonçalves Matrícula: 88559
Nitrogênio e Alguns de seus Usos
O nitrogênio é um elemento químico, cujo número atômico é 7 e possui número de massa 14, tendo 7 prótons e 7 nêutrons. Na natureza, encontra-se na forma molecular biatômica, no estado gasoso e forma cerca de 80% do ar atmosférico.
Dentre as aplicações do nitrogênio, tem destaque o uso na obtenção de gás amoníaco, sendo este usado para fabricar fertilizantes e ácido nítrico; também é usado na criogenia, pois condensa a -195ºC, logo pode ser usado como refrigerante, útil na conservação orgânica.
Na criogenia, o nitrogênio tem seu uso justificado por ser inerte, inodoro e incolor. No processo, sua temperatura é de, aproximadamente, 77K (-196ºC) e é armazenado em tanques, para que possa ser utilizado depois. O processo de diminuição de temperatura do nitrogênio é muito caro.
Por ser um elemento muito necessário aos vegetais, o nitrogênio possui grande importância na agricultura, visto que, mesmo o suprindo parte da necessidade vegetal, o solo necessita de fertilização nitrogenada. Uma das causas dessa necessidade é o seu número de oxidação, que varia muito. Os fertilizantes nitrogenados são importantes por aumentar a acidez do solo e pela alta dinamicidade que possuem, a facilidade do uso se deve pela alta solubilidade em água, pelo índice salino relativamente alto e pela isenção de macronutrientes secundários. Alguns dos motivos pelos quais o solo perde nitrogênio são a remoção das colheitas, a lixiviação e a desnitrificação. Deve-se tomar cuidado com a lixiviação, pois o nitrogênio é capaz de poluir lençóis freáticos devido a ela.
...