O Elemento Químico Tungstênio
Por: dengaveras • 26/1/2024 • Dissertação • 2.382 Palavras (10 Páginas) • 108 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO PAULO – Fatec
Departamento de Mecânica de Precisão
Materiais De Construção I - Teoria (MC I)
1° SEMESTRE DE 2022
TRABALHO DE PESQUISA
TUNGSTÊNIO (W)
Integrantes: Nº de Matrícula
Carlos Eduardo Oliveira de Medeiros Silva 21107902
Joel Veras Pinheiro 20101842
Vitor Augusto da Silva Fogaça 20119284
Professor: Dr. Paulo Jorge Brazão Marcos
Data da entrega: 23 de março de 2022.
I – INTRODUÇÃO
O elemento químico tungstênio, representado pelo símbolo W, é um metal de transição do grupo 6B da tabela periódica, considerando um dos elementos mais raros da crosta terrestre que se formaram durante a segregação do núcleo na evolução da terra por condições parcialmente oxidantes. Os primeiros relatos sobre este elemento data na idade média. Em 1781 Carl W. Scheele e Torbern Bergman descobriram um novo ácido, obtido a partir da Scheelita, o que possibilitou a obtenção de um novo metal a partir deste ácido. Dois anos depois os irmãos espanhóis Juan José e Fausto D’ Elhugar mostraram que o ácido obtido anteriormente era idêntico ao ácido túngstico. Conseguiram isolar o tungstênio por meio da redução com o carvão vegetal.
Já em 1841 R. Oxland é considerado o verdadeiro fundador da química sistemática de tungstênio. Ele realizou procedimentos para a preparação de tungsteto de sódio, tri óxido de tungstênio, metal de tungstênio e para a produção de ferro tungstênio (aços modernos), a partir dos minérios de scheelita e volframita.
Tendo em vista a importância, devido as suas propriedades o tungstênio teve um papel significativo a resistência desse elemento a altas temperaturas e sua capacidade de aumentar a resistência de ligas metálicas, são largamente utilizadas na forma de carbeto de tungstênio, para revestir brocas de perfurações de solos em mineração, nas industrias petrolíferas e de construção civil, filamentos de lâmpadas incandescentes e como eletrodo para soldagem, resistente ao ataque de ácidos, bases e oxigênio. É usado na indústria de tecnologia, eletrônica, energia automotiva, aeroespacial, médica etc.
De acordo com o Sumário Mineral (2021) feito pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, o Brasil importou mais do que exportou produtos à base de tungstênio, cerca de 47,5% a mais de importações do que exportações. Dentre os produtos importados, estão o ferrotungstênio e o tungstênio em formas brutas, produtos manufaturados (partes para canetas e lapiseiras, entre outros) e carbonetos de tungstênio de constituição química definida ou não. A maioria das importações de produtos semimanufaturados vieram da China seguido da Alemanha, Estados Unidos, Rússia e Itália. Ao passo que, as importações de produtos manufaturados vieram em sua maioria da China, seguida da Alemanha, França, Estados Unidos e México. Já os principais produtos exportados pelo Brasil, são os minérios de tungstênio (Volframita) e seus concentrados, o ferrotungstênio, o ferro-silício-tungstênio e os resíduos de tungstênio (Sumário Mineral, 2021).
II – Fundamentação Teórica
O tungstênio é um metal de transição externa, pertencente ao grupo 6 da tabela periódica, faz parte do conjunto de metais refratários. É solido, tem aspecto branco-acinzentado, brilhante nas condições ambiente.
É um elemento com maior ponto de fusão (3422ºC) e de ebulição (5657ºC). Seu símbolo químico é W, número atômico 74, massa 183,85 u.
Em seu estado bruto, o tungstênio é frágil e difícil de utilizar, é extraído do minério triturado, não ocorre naturalmente do seu estado puro, mas apenas combinado com outros metais principalmente em dois minerais chamados os sheltie (um composto
de cálcio, de tungstênio e de oxigênio), a tungstita, huebnerita e Wolfrâmio (um intermediário composto que inclui tanto ferro ou manganês além de tungstênio e oxigênio).
Metal puro é duro, com uma cor cinza-acinzentado a branco-estanho. Na forma pura pode ser cortado com uma serra. Além disso, pode ser trabalhado forjando, desenhando ou extrudando.
É possível dividir suas propriedades em dois tipos distintos:
Propriedades Físicas:
Em forma bruta de tungstênio, que é um metal cinza- duro que muitas vezes é frágil e difícil de trabalhar. Se feito muito puro, tungsténio retém a sua dureza (o que excede o de muitos aços), e torna-se maleável o suficiente para que ele possa ser facilmente trabalhado. Ele é trabalhado por forjamento, estiramento, extrusão ou sinterização. De todos os metais sob a forma pura, o tungsténio tem o mais alto ponto de fusão (3422ºC, 6192 ° F), a mais baixa pressão de vapor (a temperaturas acima de 1650 ° C , 3000 ° F ) e a maior resistência à tração . Tungsténio tem o menor coeficiente de expansão térmica de qualquer metal puro. A expansão térmica baixo e alto ponto de fusão e força de tungstênio originam fortes ligações covalentes formadas entre átomos de tungstênio pelos elétrons 5d. Liga pequenas quantidades de tungstênio com o aço aumenta sua resistência. Tungsténio existe em duas grandes formas cristalinas. O primeiro tem uma estrutura cúbica de corpo centrado e é a forma mais estável.
...