PH Sanguíneo
Por: Yasminfp • 21/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 824 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE ENFERMAMGEM
BIOQUIMICA
PH SANGUÍNEO
SOROCABA
09 DE OUTUBRO DE 2014
Sumário
TEMA PÁGINA
PH Conceitos Gerais.................................................................................................................. 1
Controle do PH.......................................................................................................................... 2
Conclusão.................................................................................................................................. 3
Referências Bibliográficas........................................................................................................ 4
Introdução
PH é a medida de acidez ou alcalinidade de uma solução.
Quanto maior o índice do pH, mais alcalino e mais rico em oxigênio é o sangue. Quanto menor o índice do pH, mais ácido e mais pobre em oxigênio é o sangue.
O pH varia de 0 à 14, sendo 7 o índice de neutralidade, acima de 7 é alcalino e abaixo de 7 é ácido.
Acidose e Alcalose são os dois tipos de desequilíbrios do pH.
O Sistema Tampão que impede uma mudança inesperada no pH do sangue, mantendo assim o seu equilíbrio.
PH Sanguíneo
A sigla pH significa Potencial Hidrogênionico, e consiste num índice que indica à acidez, neutralidade ou alcalinidade.
O pH é definido como o inverso do logaritimo da concentração H+.
Por esta definição, o pH neutro é numericamente igual a 7. Quando a solução tem um pH superior à 7, ela é uma solução básica ou alcalina, quando a solução tem um pH inferior à 7 é uma solução ácida.
O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.)
Nas células do nosso corpo, o CO2 é continuamente produzido como um produto terminal do nosso metabolismo. Parte desse CO2 se dissolve no sangue, estabelecendo o equilíbrio que mantêm o pH do nosso sangue entre 7,3 e 7,5.
Quando a respiração é deficiente, essa hipoventilação acarreta o aumento da concentração de CO2 no sangue, o que provoca o desequilíbrio, aumentando a concentração de H+ e diminuindo o pH sanguíneo. Esse desequilíbrio é denominado àcidose.
Em alguns casos, um ataque de histeria ou de ansiedade pode levar uma pessoa a respirar muito rápido. Essa hiperventilação acarreta a perda de uma quantidade maior de CO2 dos pulmões, o que provoca o desequilíbrio, diminuindo a concentração de H+ e aumentando o pH do sangue. Esse desequilíbrio é denominado alcalose.
1
Controle do PH
A concentração de íons de hidrogênio (H+) do sangue, ou pH do sangue, modifica a ventilação alveolar, através do centro respiratório. Esta estrutura do sistema nervoso central (SNC) se comporta como um ¨sensor¨ do pH do sangue. Quando a concentração de H+ do sangue está elevada (pH baixo) o centro respiratório aumenta a frequência dos estímulos respiratórios, produzindo taquipnéia. Com o aumento da frequência respiratória, aumenta a eliminação de CO2 do sangue. A redução dos níveis de CO2 no sangue aumenta o pH.
...