RELATÓRIO – EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS
Por: Amanda Laleska • 27/5/2019 • Seminário • 714 Palavras (3 Páginas) • 383 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
PROFESSORA: LUCIANA DUARTE
LUIS GUILHERME RODRIGUES
JULLY THAMIRES
VICTOR ROCHA DI CAVALCANTI
AMANDA LALESKA
LARISSA MARINHO
RELATÓRIO – EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS
1-Introdução
Os nucleotídeos apresentam três componentes característicos: uma base nitrogenada, uma pentose e um fosfato. As bases nitrogenadas são derivadas de dois compostos relacionados, a pirimidina e a purina.
Os nucleotídeos são os constituintes dos ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Os nucleotídeos consecutivos de ambos DNA e RNA são ligados covalentemente, nas quais o grupo 5’-fosfato de uma unidade nucleotídica é ligado ao grupo 3’-hidroxil do próximo nucleotídeo, criando uma ligação fosfodiéster.
O DNA e o RNA apresentam duas bases púricas principais, adenina e guanina, e duas pirimidinas. Em ambos uma das pirimidinas é a citosina e a segunda pirimidina é diferente nos dois: no DNA é a timina e no RNA é a uracil.
O DNA é uma hélice dupla que armazena informação. As bases púricas e pirimidinas são hidrofóbicas. Existe interações de empilhamento hidrofóbicas em que duas ou mais bases são posicionadas com os planos de seus anéis em paralelo. O empilhamento envolve a combinação de interações dipolo-dipolo e van der Waals entre as bases. A interação de empilhamento entre as bases são muito importantes na estabilização da estrutura tridimensional dos ácidos nucleicos.
2-Objetivos
Entender por meio do experimento como pode ser feita a extração dos ácidos nucleicos com base em suas características estudadas durante as aulas teóricas.
3-Material
Bastão de vidro – Usado para misturar o detergente, NaCl e a água destilada.
Gaze e Funil – Usada para filtrar a solução de tomate macerado com a solução de lise.
Faca – Usada para cortar o tomate.
Gral e Pistilo – Usado para macerar a mistura.
Proveta graduada e Bequers
Cloreto de Sódio, detergente transparente, álcool etílico gelado, água destilada e tomate.
4-Metodologia
Primeiro preparamos uma solução de lise de 30mL em uma proveta, uma solução usada para o rompimento da membrana das células do tomate, e para faze-la misturamos 3mL de detergente com 2g de NaCl e o restante dos 30mL completamos com água destilada. A função do detergente é desnaturar os lipídeos nas membranas das células, deixando o DNA disperso na solução. Já o NaCl proporciona um ambiente favorável para a extração do DNA, pois ele sofre dissociação quando dissolvido, liberando íons positivos que neutralizam os grupos fosfato, fazendo com que a repulsão entre as cargas diminua e favoreça a sua aglomeração.
...