RNAs não codante
Por: Patrícia Tainá • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 862 Palavras (4 Páginas) • 1.239 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA
DBG0036 – GENÉTICA MOLECULAR
EXERCÍCIOS SOBRE RNA NÃO CODANTES
- O que são RNAs não-codificantes (ncRNA)?
Os RNAs não-codificantes (ncRNA) são aqueles os quais não codificam proteínas, embora sejam necessários para o funcionamento celular. Antigamente as moléculas funcionais de RNA não codificantes (ncRNA) eram menosprezadas por não traduzirem proteínas, mas hoje já se tem o conhecimento da sua importância. Sabe-se que alguns ncRNAs tem como função intervir na síntese proteica, juntamente com outras moléculas que atuam na regulação genica; e também por atuar na tradução garantindo o processamento correto dos pré-RNAs mensageiros, ribossomal e transportador. Há também conhecimento de outras funções dos ncRNAs como, por exemplo, na inativação do cromossomo X, no imprinting e no RNA que compõe a ribonucleoproteína telomerase. Além disso, várias destas moléculas já foram implicadas ao desenvolvimento de câncer e doenças genéticas
- Qual a diferença entre snRNAs, snoRNAs e scaRNAs?
Os snRNAs são subdivididos em duas famílias: a família do splicessomo e os snRNAs não splicessômicos. Os snRNAs da primeira família: U1, U2, U4, U5 e U6 processam íntros padrões GU – GA e os U4atac, U6atac, U11 e U12 processam íntros raros AU-AC. Já os snRNAs, não splicessômicos são muitos e possuem diversas funções. O U7, por exemplo, está relacionado ao processamento especializado da extremidade 3’ sofrido pelo mRNA de histonas; enquanto o RNA 7SK atua como um regulador transcricional; e a família RNA Y está envolvida na replicação do DNA cromossômico e na regulação da proliferação celular. Estão localizados em múltiplas regiões.
Os snoRNAs da classe Box C/D, relacionados à maturação de RNA, guiam metilações sítio-específicas em 2'-O-ribose. Já os snoRNAs de classe H/ACA estão relacionados à maturação do RNA pela modificação de uridinas, em posições específicas, em pseudouridinas. Encontram-se geralmente em íntrons de genes que codificam proteínas.
Os RNAs de corpúsculos de Cajal (scarnRNA) são semelhantes aos snoRNAs e desempenham um papel similar na maturação do RNA, mas seus alvos são os snRNAs splicessômicos, que promovem modificações sítio-específicas em precursores de snRNs splicessômicos nos corpúsculos de Cajal no núcleo. São encontrados geralmente no interior de íntrons que codificam proteínas.
- Qual a importância dos ncRNA no processamento dos RNAs?
Os ncRNA atuam na rota de tradução afim de garantir que o processamento de precursores de mRNA, tRNA, e rRNA aconteçam de maneira correta. Deste modo, algumas moléculas estão envolvidas na retirada de íntrons, na clivagem de precursores de rRNA e tRNA e em modificações de base necessárias para o amadurecimento do RNA. Elas atuam como RNAs guias, por meio do pareamento de bases com sequências complementares no RNA precursor.
- Qual a função dos microRNAs? E dos siRNAs?
Os microRNAs (miRNAs) desempenham importantes papéis na regulação da tradução, na regulação da expressão gênica, na inibição da tradução de proteínas e na degradação de RNAs mensageiros. Um grande número de miRNAs tem mostrado atuar como genes supressores de tumorais ou oncogenes.
...