Relatório: Mistura do açúcar com o ácido sulfúrico na capela de exaustão
Por: josineilacerda • 28/2/2018 • Relatório de pesquisa • 676 Palavras (3 Páginas) • 834 Visualizações
Objetivos:
Demonstrar para os alunos através de experimentações, as reações químicas que ocorrem a partir de misturas entre substâncias e compostos diferentes. Fazendo com que os mesmos possam ter mais intimidade como ambiente de laboratório e com tais reações químicas.
Sumário
1. Experimentos 1
1.1. Experimento 1
1.2. Experimento 2
2. Materiais Utilizados 3
3. Conclusão 4
- Experimentos
- Experimento
No dia 17 de outubro de 2016 os alunos do curso de fisioterapia fizeram uma visita ao laboratório de bioquímica, onde o professor Aldo Xavier fez duas demonstrações de substâncias que reagem quando entram em contato com outra.
Na ocasião o professor fez uma mistura de uma pequena quantidade de açúcar com cerca de 5 ml de ácido sulfúrico, o açúcar em contato com o ácido deu origem a uma reação química, tal mistura foi colocada dentro da capela de exaustão, para evitar que gases se espalhassem no interior do laboratório.
[pic 1]
Mistura do açúcar com o ácido sulfúrico na capela de exaustão
A mistura originou uma nova composição, o açúcar começou a queimar e teve seu volume ampliado, a cor do açúcar tomou um aspecto totalmente escuro, a substância teve um considerado aumento de temperatura expelindo um gás de odor forte e tóxico. O açúcar por alguns instantes ferveu e liberou certa quantidade de fumaça.
O professor explicou que alí estava acontecendo uma reação exotérmica, que nada mais é que uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior para um meio exterior, ocorrendo liberação de calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes, sendo assim, a variação da energia é negativa.
[pic 2]
Reação do açúcar com o ácido sulfúrico
Tal reação ocorre porque o ácido sulfúrico concentrado é um poderoso agente desidratante, reage com a sacarose, removendo a água e deixando um abundante resíduo de carvão.
- Experimento
No segundo experimento foi misturada certa quantidade de coca cola em uma proveta com hipoclorito de cálcio, também colocados dentro da capela de exaustão, o volume da substância começou a borbulhar e se elevou dentro da proveta rapidamente, vindo a derramar-se. A reação química causou um cheiro muito forte, transferindo calor para a proveta que ficou muito quente.
[pic 3]
Reação da coca cola com o hipoclorito de cálcio
Logo após os alunos juntamente com o professor foram para o lado externo do laboratório e foi colocada em um balão volumétrico uma quantidade considerável do hipoclorito de cálcio e adicionado uma quantidade maior de coca cola. Foi percebido que a mistura saiu muito mais rapidamente e em forma de jato com grande pressão.
...