TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Bioquímica

Por:   •  14/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Mato Grosso
Centro Universitário do Araguaia
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 03:
IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS: SAPONOFICAÇÃO E TESTE DE IODO

Barra do Garças - MT, 2017

Universidade Federal de Mato Grosso
Centro Universitário do Araguaia
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
[pic 3][pic 4]

Auri Ely Monteiro Gonçalves

Isabela Mª de Almeida García

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 03:
IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS: SAPONOFICAÇÃO E TESTE DE IODO

Relatório de aula pratica da disciplina de Bioquímica do curso de Engenharia de Alimentos do
Centro Universitário do Araguaia (CUA) da
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Docente: Prof. Mércia Leite.

Barra do Garças - MT, 2017

  1. INTRODUÇÃO

  1.  LÍPIDEOS

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.

  1.  ÁCIDOS GRAXOS

Todo lipídeo possui ácido graxo em sua estrutura. São ácidos orgânicos, a maioria de cadeia longa, com mais de 12 carbonos. Essas cadeias podem-se apresentar na forma saturada (sem dupla ligação) ou insaturada (com dupla ligação). Quanto mais longa for a cadeia do ácido graxo e menor o número de duplas ligações, menor será a solubilidade em água.

Existem várias técnicas atualmente que são utilizadas para caracterizar essas biomoléculas, dentre elas estão a reação de saponificação e o teste do iodo.

  1.  SAPONIFICAÇÃO

A saponificação acontece quando um éster está em solução aquosa e reage com uma base inorgânica tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio (NaOH e KOH).

Uma maneira de conseguir a hidrolise da molécula dos triglicerídeos em seus ácidos graxos é através do tratamento com soluções alcalinas concentradas a quente. Essa reação tem como resultado a liberação do glicerol e formação de sais de ácidos graxos, originados pela incorporação do sódio à molécula de ácido graxo.

  1.  TESTE DO IODO

O teste de iodo é utilizado para a identificação do tamanho de ramificação de uma molécula de carboidratos. Ocorre uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. Se houver dupla ligação, o iodo será consumido e a coloração característica da solução de iodo diminuirá de intensidade.

  1.  OBJETIVOS

Os objetivos da terceira aula prática de Bioquímica foram identificar os ácidos graxos a partir da reação de saponificação e teste do iodo para avaliar o grau de instauração dos óleos.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS
  1.  MATERIAIS
  1. Reagentes e soluções:
  • Óleo de soja
  • Solução alcoólica 10% de NaOH
  • Água destilada
  • Solução de iodo a 1% em clorofórmio (lugol)
  1. Vidraria e instrumental:
  • Becker de 50 mL
  • Pipeta de Pasteur
  • Tubo de ensaio
  • Proveta graduada
  • Equipamento para banho-maria
  • Proveta de 25 mL
  1.  MÉTODOS
  1. Parte 1 – Saponificação:

De inicio foi adicionado (1) 1 ml de óleo de soja em um tubo de ensaio, com uma pipeta. Em seguida, adicionar (2) 2 mL de solução alcoólica de NaOH, medido em uma proveta de 10 ml.

Logo após identificar os tubos de ensaio e colocá-lo em um grade para a realização do banho-maria, por volta de 100° C por 15 minutos ou até atingir um coloração clara.

Assim que o conteúdo esfriar, adicionar (3) 5 ml de água destilada medida em um proveta de 25 ml. E por fim, agitar o tubo e observar a formação de espumas do sabão de sódio.

  1. Parte 2 – Teste do iodo:

Com o auxilio de uma pipeta foi adicionado (1) 1 ml de óleo de soja em um tubo de ensaio. Depois foi adicionado mais (2) 5 gotas de lugol.

Após esse processo, o conteúdo foi agitado vigorosamente, e deixado em repouso por 5 minutos. Observou a descoloração da solução.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES
  1.  RESULTADOS

A aula prática foi dividida em duas partes, parte I reação de saponificação e parte II teste de iodo.

Na parte I, após as duas amostras contendo 1 mL de óleo de soja e 2 mL de NaOH serem submetidas ao banho-maria por 15 minutos e logo após serem adicionadas 5 mL de água destilada em cada amostra, observou-se a formação de sabão, conforme á imagem abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (316.3 Kb)   docx (205.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com