Relatório de frutas e hortaliça
Por: grene • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
[pic 1]
Campus universitário de palmas
Curso de engenharia de alimentos
Laboratório de microbiologia de alimentos
Professora: Juliana Fonseca
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE FRUTAS E HORTALIÇAS
Acadêmicas: Maria Carolina
Maria Grene
Raissa Gama
Thais Mendonça
Thaís Thaynara
Tuyra
Palmas - TO
2015
INTRODUÇÃO
Os microrganismos estão intimamente associados com a disponibilidade, a abundancia e a qualidade do alimento para o consumo humano. Alimentos são facilmente contaminadas por microrganismos na natureza, durante manipulação e processamento.
Após ter sido contaminado, o alimento serve como meio para o crescimento de microrganismos. Se estes microrganismos tiverem condições de crescer, podem mudar as características químicas e físicas do alimento, e podem causar a sua deterioração. Os microrganismos nos alimentos podem também ser responsáveis por intoxicações e infecções transmitidas por alimentos. (Pelczar Jr.el,al, 1997).
OBJETIVO
Fornecer ao aluno noções básicas sobre a importância dos procedimentos de recepção e preparo de amostras para análise microbiológica de maneira a obter resultados laboratoriais válidos.
MATERIAL
- 1 frasco /recipiente estéril
- Diluentes: 225 mL de solução Salina Peptonada;
- 3 Pipeta com capacidade de no máximo 1ml.
- Tubos de diluição: 2 tubos com 9,0 ml de solução salina peptonada/tubo.
- 9 tubos com 10 ml de caldo. Lauril Sulfato Triptose (LST).
PROCEDIMENTO
Primeiro pesou-se 25 g de banana devidamente limpa, colocando as raspas no frasco estéril em seguida colocou 225 mL de solução Salina Peptonada e fez a homogeneização. Após a homogeneização 1:10 (10 -1 ), retirou uma alíquota para preparação da segunda diluição (10-2) e da diluição (10-3), repetiu esse processo usando essas diluições pra os outros tubos ao qual os mesmos estavam todos identificados com a suas devidas numerações. Os tubos ficaram incubados a 35º C por 24 horas.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Adquirimos nesta aula o conhecimento sobre análise microbiológica das frutas e hortaliças e como fazer os testes confirmativos para as análises que viessem a dar positivas.
Os 9 tubos contendo as amostras deram negativas mostrando que não houve contaminação da amostra.
RESULTADOS:
Não houve turvação em nenhum frasco e nem produção de gás. O resultado deu menor que 3UFC/G por consumo, que mostra que e próprio para o consumo.
CONCLUSÃO:
De acordo com o anexo 6 da apostila de microbiologia de alimentos a banana que foi a fruta analisada esta própria para o consumo, com um resultado menor que 3UFC/G por consumo.
...