A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Por: Willame Estevam • 10/11/2022 • Trabalho acadêmico • 5.911 Palavras (24 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 8
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 12
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 15
6 PLANOS DE AULA 18
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS 26
INTRODUÇÃO
Para uma formação ser qualificada o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio com eficiência e responsabilidade, porém o estagiário deve observar, para adquirir conhecimentos acerca da realidade que irá enfrentar no dia a dia. O estágio realizado tem como objetivo descrever o desenvolvimento como um todo, sendo dividido por: pesquisa, elaboração de relatório, observação e prática da regência, possibilitando um maior aprendizado para o estagiário e uma visão ampla a carreira profissional.
O estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno. Sendo assim, possível vivenciar de modo prático todo o conteúdo ministrado durante a graduação no curso de Educação Física, tornando uma experiência importante para a formação de um profissional competente.
Através das observações no estágio, podemos ampliar conhecimentos de teoria com a prática, encontrar pontos construtivos a melhorar e observar a forma como as crianças se relacionam entre si, com os adultos e com os quais convivem, portanto, o aluno tem a chance de aperfeiçoar suas práticas e reter conhecimentos necessários para a prática docente.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Alexandra da Silva D’Avila e Lisandra Oliveira e Silva
É notório que neste texto os autores dão forte ênfase à educação física na educação infantil, que abrange as idades de 0 a 5 anos. Desde a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9, tem havido inúmeras discussões sobre a importância de se ter um professor específico nesta área (BRASIL, 1996).
"A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos", segundo (BRASIL, 1996).
É preciso considerar o papel do professor de educação física na educação infantil, bem como sua importância no desenvolvimento social, cognitivo e motor de crianças em fase de desenvolvimento, onde o fator mais importante é uma ampla gama de experiências adaptados às características únicas de cada estágio de desenvolvimento. Com isso, o professor de Educação Física pode e deve colaborar com o professor unidocente, aliando seus conhecimentos em uma experiência enriquecedora tanto para professores quanto para alunos, com o objetivo de permitir que eles se desenvolvam de forma holística e vivenciem situações novas e desafiadoras em suas vidas.
A atuação do professor na aula de Educação Física na escola é fundamental para que a criança entenda que não está sozinha no mundo e que deve aprender a socializar, dividir e elaborar sua percepção de espaço e a dos outros enquanto aprende a conviver com eles. Fica clara a importância de um professor de educação física no contexto da educação infantil, mas de forma totalmente direcionada e pedagogicamente desenvolvida para as necessidades das crianças de 0 a 5 anos. E para os diferentes tipos de espaços e horários que existem nas escolas de educação infantil, longe do modelo de escolarização que ganha força no Ensino Fundamental, onde as crianças têm menos liberdade de expressão porque suas demandas e necessidades não estão sendo atendidas.
Um objetivo desta escola física foi definido para identificar o papel da Educação Física na Educação e conforme as entrevistas foram sendo realizadas, foi possível compreender que a Educação Física foi, finalmente, nesta escola, está sendo bem compreendida e implementada para a educação da Educação Infantil. das crianças de 0 a 5 anos, a partir das suas especificidades do trabalho com a cultura corporal de movimento. Sua contribuição vem a partir do diálogo e do trabalho conjunto com as professoras unidocentes.
Através de nosso trabalho de campo para este estudo, descobrimos que essa relação entre o professor especialista e o professor unidocente não é apenas possível, mas também necessária para o desenvolvimento da relação e do trabalho pedagógico com a Educação Infantil. Por isso, é fundamental que haja colaboração entre os professores que atuam na educação infantil e seus familiares e/ou responsáveis pelas crianças.
Professores envolvidos em trabalho com a cultura corporal de movimento das crianças e envolvidos na construção de uma relação pedagógica com o professor de Educação Física podem ser observados. No entanto, em muitos casos, o Horário de Educação Física era o único momento que os unidocentes tinham para completar o planejamento e outras demandas de suas práticas pedagógicas. Assim como reconhecemos a importância da relação entre professores e professores de educação física, também reconhecemos a importância da relação entre professores e professores de educação física, consegue-se determinar o valor dessa relação na análise das entrevistas graças aos autores que apoiamos neste estudo. Acreditamos que esse conhecimento nos ajudará a compreender o quão importante é o papel do professor de educação física na educação infantil, no sentido de que ele é aberto ao diálogo e atua como mediador entre o processo de ensino e aprendizagem sobre cultura do movimento, bem como o conhecimento construído pelos unidocentes.
...