A AVALIAÇÃO FISICA
Por: dougmbitt • 2/10/2020 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1]
DOUGLAS MENEZES BITTENCOURT
8034008
Medidas de Avaliação de Atividade Motora.
Segundo Portfólio
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina Medidas de avaliação de Atividade Motora como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Euripedes Barsanulfo Gonçalves Gomide e Evandro Marianetti Fioco.
Batatais
2020
INTRODUÇÃO
Você deverá realizar uma avaliação postural utilizando o método Portland State University (PSU) e a escala (ALTHOFF; HEYDEN; ROBERTSON, 1988) que estão disponíveis para consulta, na Unidade 2, da obra “Medidas e Avaliação da Atividade Motora”. Para Medidas e Avaliação da Atividade Motora Claretiano - Centro Universitário tanto, você precisará de um voluntário, para avaliá-lo. Não é necessário nenhum registro fotográfico, apenas comparar a postura do voluntário com as posturas da escala, em todos os planos. Em seguida, anote os valores necessários na escala e faça o cálculo do índice de correção postural (ICP).
DESENVOLVIMENTO
Foi realizado uma avaliação postural mediante inspeção visual em um indivíduo adulto do sexo masculino. Com a intenção de detectar possíveis assimetrias e desvios posturais que podem vir a causar danos permanentes caso não aja um trabalho de correção adequado com o auxílio de um profissional adequado.
Foi usado o método Portland State University (PSU), que tem como características a análise visual do corpo do indivíduo. Com essa analise visual poderemos fazer o calculo equacional do Índice de Correção Postural (ICP). Nele usamos três escalas para como critério:
- 1 – Desvio acentuado
- 3 – Ligeiro desvio
- 5 – Sem desvio.
Avaliaremos os planos frontal, vista posterior e plano sagital lateral. A formula para o cálculo de ICP é:
ICP = [(RCP + RCDL + RAQ + RMI)/75] x 100.
RCP: Região da Cabeça e do Pescoço (soma das 5 regiões).
RCDL: Região da Coluna Dorsal e Lombar (soma das 3 regiões).
RAQ: Região do Abdômen e Quadril (soma das 3 regiões).
RMI: Região de Membros Inferiores (soma das 4 regiões).
Após a análise PSU no indivíduo, foi constatado os seguintes números baseando-se na escala ICP:
RCP: 15; RCDL: 9; RAQ: 13; RMI: 12.
Sendo assim, o cálculo para obter a porcentagem do Índice de Correção Postural (ICP) ficou da seguinte maneira:
ICP = 15 + 9 + 13 + 12 = 49
ICP = 49/75 = 0,65
ICP = 0,65 x 100 = 65.3
ICP = 65,3%
De acordo com as informações coletadas e o resultado da porcentagem do ICP, podemos dizer que o individuo avaliado possui uma boa postura corporal. De acordo com os dados de avaliação dos métodos, adultos com mais de 65% de resultado no ICP podem ser considerados com uma boa postura. Já as crianças devem ter no mínimo 85% para ser aceitável.
...