A DEFINIÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Por: Oswaldo Silva • 14/4/2018 • Resenha • 367 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: MSC. ANDRÉ ARAÚJO PINTO
Oswaldo da Silva Neto
EPIDEMIOLOGIA, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
MANAUS, 2018
DEFINIÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Nos dias de hoje pode-se dizer que a atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético acima dos níveis de repouso. Voltando no tempo podemos analisar o homem que dependia de algumas qualidades básicas como: força, velocidade e resistência para sobreviver.
Em busca de melhores condições de vida ele fazia longas caminhadas ao longo das quais lutava, corria e saltava. O que lhe deixava ativo fisicamente, ou seja, sua jornada diária de sobrevivência lhes proporcionava maior longevidade. Em tempos posteriores na antiga Grécia, as atividades físicas eram desenvolvidas com finalidade o treinar os soldados para guerra, ou para treinamento dos gladiadores em forma de ginastica.
Depois de se iniciar em forma de jogos, danças e ginástica na Europa no início do século XIX, a atividade física escola recebeu diversos métodos de exercícios físicos elaborados por diversos autores com intuito de formar o indivíduo saudável com uma boa postura e uma boa aparência física.
Passando um pouco, já 1930 surge o interesse militar nos programas de atividade física escolar, em seguida, no final da década de 1940 a “Educação Física” iniciou o seu progresso na área pedagógica, no qual foi inspirada no discurso liberal da escola-nova. Que mais tarde, a partir dos anos 1970 influenciado por países vitoriosos, têm-se a vontade de elevar a “Educação Física” a outro patamar, com intuito de formar equipes de desporto para competições da época. E podemos concluir que desta forma, percebesse que a atividade física ligada à saúde jamais teve privilégios no âmbito educacional mais sim para competições externas.
Ligada a politica beneficiou o ganho próprio do que na própria qualidade de vida do cidadão em questão. Hoje em dia em algumas escolas principalmente em outros países as crianças são tratas como mini-robôs, que desde cedo são preparadas para a área do desporto como forma de ganho pessoal. Sempre atrás de grandes promessas do esporte, visando apenas dinheiro e esquecem-se da qualidade de vida desta criança que na maioria das vezes cresce sobre muita pressão para melhorar seu rendimento.
...