A Educação Ambiental e Atividades Físicas de Aventura na Natureza
Por: cma19 • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 816 Palavras (4 Páginas) • 392 Visualizações
Educação Ambiental e Atividades Físicas de Aventura na Natureza
Palavras Chave: Educação ambiental, Qualidade de vida, Práticas Esportivas.
Resumo: Os esportes de aventura caracterizam-se como um conjunto de práticas recreativas que surgiram nos países desenvolvidos na década de 1970, mas que só obtiveram desenvolvimento e consolidação na década de 1990. A classificação destes esportes deu-se através dos três grandes meios físicos: a terra, o ar e a água. Desde quando as pessoas começaram a migrar do espaço rural para o urbano, tem ocorrido um afastamento do ser humano da natureza. Atualmente, existem inúmeros aspectos, tais como poluição, a violência das cidades, sedentarismo e má alimentação, stress e abalos negativos em nível psicológico, entre outros, os quais são capazes de propiciar uma desestruturação dos níveis qualitativos da existência do ser humano.
Desenvolvimento
A qualidade de vida é um fator almejado pela maioria da população, onde se tem um interesse das pessoas em praticar atividades físicas e adotar hábitos saudáveis como uma alternativa para conquistar melhoras na saúde e à vida como um todo. As atividades físicas e esportivas na natureza surgiram através da necessidade de aproximar o ser humano do meio natural, contemplando as belezas naturais e buscar fugir da pressão do dia a dia, já que, infelizmente, estamos em uma sociedade altamente competitiva e com grande stress no trabalho. Por isso vale salientar que a participação efetiva em atividades físicas e esportivas na natureza, também ligadas ao âmbito do lazer, o qual, por algumas de suas características é a liberdade, o prazer, a ludicidade, acaba tornando-se um elemento importante para retornar a alegria do viver e do aumenta da autoestima.
As AFANS englobam uma variedade de atividades, como o arvorismo, escalada, tirolesa, rapel, rafting, paraquedismo, entre outros. Durante a realização destas atividades, deve-se ter consciência sobre a preservação do espaço ambiental onde será praticado as atividades, do planeta em geral e sobre tudo da sobrevivência da própria espécie humana. Por meio das AFANS proporcionam para as pessoas ou praticantes assíduos, a conscientização e a sensibilização com o meio da natureza, onde acabam lidando com as dificuldades e seus próprios medos e acabam os superando. Desenvolvem habilidades motoras, capacidades físicas, o coletivo, o pessoal, a cooperação, a criatividade, o respeito um com o outro, o cognitivo e o físico, contemplando a autoestima e a soluções dos problemas, além de obter hábitos saudáveis.
Paiva e França (2007) afirmam que praticar as AFAN é um meio de trabalhar a Educação Ambiental. Os mesmos afirmam que, a Educação Ambiental e a Educação Física, representam importantes instrumentos para desenvolver a consciência ambiental, possibilitando a relação ser humano-meio ambiente e suas reflexões, havendo a necessidade de buscar opções que viabilizem estas práticas.
As AFANS apresentam as mesmas características positivas da prática desportiva, como os benefícios para a saúde, a capacidade de promover a socialização e a consciência comunitária, além de oferecer a sensação de prazer, caracteriza-se por serem praticados em espaços naturais permeados pelas noções de aventura, risco calculado, adrenalina, prazer. Não se pode negar que o contato com a natureza, através das práticas de aventura, apresenta um viés positivo e outro negativo. Por um lado, pode, por exemplo, aumentar a consciência ecológica dos envolvidos com a prática esportiva, pode inibir a ação predatória em seus locais de prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida. No entanto, quando não planejadas, essas mesmas práticas esportivas podem interferir negativamente nos fatores ambientais, podendo ocasionar danos aos ambientes onde são praticados.
...