A Epidemiologia, Atividade Física e Saúde
Por: Keila Mikelly • 10/10/2018 • Trabalho acadêmico • 337 Palavras (2 Páginas) • 576 Visualizações
Epidemiologia,
Atividade Física e Saúde
Carlla Mariana
Síntese
Neste texto, apresenta-se a relação direta entre Epidemiologia, atividade física e saúde, tal como o aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as modificações nos padrões de nutrição e consumo, e sedentarismo.
Pudemos observar que mudanças importantes como a revolução industrial e a diminuição das doenças infecciosas e parasitárias, influenciaram para o surgimento de um novo padrão de vida na sociedade, já que, por esses motivos, tanto a taxa de fecundidade quanto a de mortalidade tiveram uma queda proporcionado um aumento no número de idosos, que são as pessoas mais propensas a desenvolver DCNT. Além das alterações no tipo de alimentação e consumo da população, principal fator do excesso de peso e sedentarismo .
Através de estudos epidemiológicos, vimos que, saúde está diretamente ligada ao estilo de vida, sendo as atividades físicas um fator importante na qualidade da mesma, tendo efeito protetor conta todas as causas de mortalidade e uma série de outros benéficos principalmente para pessoas com DCNT.
Com a união da epidemiologia e atividades físicas, foi possível perceber através de pesquisas a real importância na prática de tais atividades, já que, pessoas sedentárias possuem uma maior tendência a desenvolver doenças cardíacas coronarianas, se comparadas com indivíduos regularmente ativos. Essas pesquisas são preocupantes, visto que grande parte da população contemporânea pouco pratica algum tipo de atividade físico, podendo, assim, aumentar com o passar do tempo os índices de morte devido esse tipo de doença.
Com dados exclusivamente brasileiros, foi possível perceber que, assim como nos outros países, aqui no Brasil o sedentarismo, obesidade e tabagismo são as principais causas do desenvolvimento da doença arterial coronariana, com índices extremante altos se comparado com outros fatores como a glicemia elevada e colesterol elevado.
Sendo assim, pudemos perceber que a epidemiologia, a atividade física e saúde estão totalmente ligadas. Graças aos estudos epidemiológicos puderam ser desenvolvidos médias efetivas para o combate e prevenção dos fatores de risco, sendo atividades físicas a principal ferramenta e o sedentarismo, ainda, a principal causa.
...