TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemiologia - Conceitos e Atividades

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Epidemiologia – Conceitos e Atividades

  1. Qual a diferença entre endemia, pandemia e epidemia?

Endemia é a presença usual de uma doença em uma determinada área geográfica.

Epidemia é a ocorrência de uma determinada doença em grau elevado de casos, em uma região /comunidade, e que possuem a mesma fonte em comum.

Pandemia é ocorrência de uma determinada doença infecciosa em escala global, não envolve só a gravidade, mas principalmente a abrangência geográfica.

  1. A população de uma cidade em 30 de março de 2020 era igual à 183.000 pessoas. Foram registrados entre o período do dia primeiro de janeiro de 2020 e 30 de junho de 2020, 26 novos casos de tuberculose.  Em 30 de junho de 2020, de acordo com os registros do município, havia 264 casos de tuberculose. De acordo com as informações acima, qual foi a taxa de incidência para os casos de tuberculose em um período de 6 meses?

Raciocínio:[pic 1]

264 = casos totais;

26 = novos casos;

264-26= 238 = casos em 1º de janeiro

183.000 – 238= 182.762 população em risco em 1º de janeiro

Resposta: Taxa de incidência por 100.000 habitantes = 0,142 casos novos.

  1. A taxa de incidência de uma doença é cinco vezes maior em mulheres que em homens, mas as taxas de prevalência não mostram diferença quanto ao sexo. Das alternativas abaixo, a melhor explicação para essa afirmação é:[pic 2]

a)A taxa de letalidade para essa doença é maior para as mulheres.

b)A taxa bruta de mortalidade por todas as causas é maior em mulheres.

c)A taxa de letalidade dessa doença é menor em mulheres.

d)A duração desta doença é menor em homens.

  1. Escreva um texto dissertativo de no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas explicando o que são os determinantes sociais da saúde e sua relação com a dinâmica de transmissão das doenças. 

Os determinantes sociais envolvem tudo o que interferem positiva ou negativamente na saúde e no estilo de vida do indivíduo, eles envolvem questões ambientais, serviço, comportamentais, psicológicas, entre outras, mas são principalmente aqueles que são influenciados por questões políticas e/ou individuais. Como alguns exemplos de determinantes sociais temos: escolaridade, saneamento básico, ambiente de trabalho, moradia, transporte público, lazer, acesso aos bens essenciais à saúde, o meio ambiente, etc. O que não podemos chamar de determinantes sociais, são os fatores genéticos, como sexo, idade e raça, mesmo que esses têm interferência na saúde.

A vulnerabilidade de um grupo de pessoas para um patógeno depende não só de sua virulência e velocidade de transmissão, mas, também, das condições socioambientais onde ele convive. Quando relacionamos determinantes sociais com a dinâmica de transmissão de doenças, podemos pensar diretamente na qualidade da moradia do indivíduo, como a qualidade ou existência de saneamentos básicos e/ou a presença de energia elétrica.

Podemos então citar 2 exemplos, primeiro sobre a dengue, mesmo que o indivíduo tome todas as precauções em sua casa, verificando agua parada, se ele mora num ambiente com esgoto a céu aberto, o risco de procriação do vírus continua presente. Outra situação é no caso da infecção pelo Coronavírus, o principal método de impedir a disseminação é o isolamento social, mas um indivíduo que mora numa casa pequena com uma família grande, a possibilidade de isolar alguém infectado ou suspeito fica reduzida, aumentando as chances de contaminação dos demais familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com