A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO COMBATE À OBESIDADE
Por: prof.claudio • 15/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO COMBATE À OBESIDADE
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DISCIPLINA:
TRABALHO EM GRUPO
COMPONENTES:
Claudio Mauricio santo Vicente
Erick Ramalho
João Oliveira
INTRODUÇÃO
Recentemente, o treinamento funcional vem conquistando seu espaço dentro de academias e de forma personalizada devido a sua forma de aplicação e por auxiliar as pessoas nas suas funções cotidianas. No entanto, esta metodologia de treino não é recente, pois, de acordo com Dias (2011) o treinamento funcional originou-se com os profissionais da área de fisioterapia, já que estes foram os pioneiros no uso de exercícios que simulavam o que os pacientes faziam no seu dia-a-dia no decorrer da terapia, permitindo, assim, um breve retorno à sua vida normal e as suas funções habituais após uma lesão ou cirurgia.
Dessa forma, foi fundamentado no sucesso obtido na sua aplicação na reabilitação que o programa de treinamento funcional passou a ser empregado em programas de condicionamento físico, desempenho atlético, bem como para minimizar possíveis lesões (PRANDI, 2011).
Sabe-se que o treinamento funcional está amparado na proposta de melhoria de aspectos neurológicos que conduzem a capacidade funcional do corpo humano, empregando exercícios que estimulem os diferentes componentes do sistema nervoso, gerando, dessa forma, sua adaptação (SILVA, 2011; CAMPOS e CORAUCCI NETO, 2004). De acordo com Clark (2001 apud DIAS, 2011), os movimentos funcionais referem-se a movimentos associados, multiplanares e que abrangem redução, estabilização e produção de força; ou seja, os exercícios funcionais referem-se a movimentos que empregam mais de uma fração corporal simultaneamente, podendo ser realizado em diversos planos e envolvendo diversas ações musculares (excêntrica, concêntrica e isométrica).
Em outras palavras, o treinamento funcional trabalha movimentos, e não músculos isoladamente, envolvendo, dessa forma, todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência - de forma integrada por meio de movimentos multiarticulares e multiplanares e no envolvimento do sistema proprioceptivo, este último, de acordo com Ribeiro (2006 apud SILVA, 2011) relacionado com a sensação de movimento (sinestesia) e posição articular, sendo que, dentre as principais funções deste sistema, estão a manutenção do equilíbrio, a orientação do corpo e a prevenção de lesões. A utilização de movimentos do dia a dia para entrar em forma é uma das características do treinamento funcional, visando melhorar o desempenho, diminuir o risco de lesões e auxiliar no condicionamento físico.
PALAVRA CHAVE: RÁPIDA PERDA DE PESO,ATIVIDADE FÍSICA,
Esses exercícios têm sido cada vez mais utilizados no treino de atletas de diferentes modalidades.
A Combinação de exercícios de musculação, o treinamento funcional tem conquistado as pessoas que buscam melhorar o condicionamento físico e qualidade de vida. Com apenas movimentos naturais que fazemos todos os dias, podemos manter o corpo em forma e encontrar ótimos resultados. O fato de correr, pular, brincar, agachar ou de ir até um ponto e voltar várias vezes e coisas parecidas são treinamentos funcionais, eles possuem o objetivo de manter o corpo sempre ativo e com movimentos que mantém saúde e bem estar.
As pessoas que podem fazer esses tipos de exercícios são variadas, pois elas de certa forma já faz no seu dia a dia, esses movimentos na verdade são simples e que podem ser feitos de maneiras diferentes. Há muito tempo nota-se o excesso de peso e o sedentarismo explícito na vida do individuo.
O objetivo desse trabalho é motivar indivíduos a praticar atividades físicas livres de aparelhos, tendo liberdade de execução dos movimentos, utilizando-se de um planejamento individualizado e em grupos, independente do seu grau de condição física, idade e das atividades que eles desenvolvam, usando exercícios que incluem atividades específicas do indivíduo e que transferem seus ganhos de forma eficaz para o seu cotidiano. Portanto, o trabalho com o treinamento funcional propõe utilizar-se de todas as capacidades físicas do indivíduo e aprimorá-las. Desenvolvendo atividades em lugares como: praças e parques.
OBJETIVOS
1.1 Geral Comparar o efeito de dois diferentes modelos de treinamento (Treinamento intervalado de alta intensidade e Treinamento funcional) em mulheres com sobrepeso e obesidade.
1.2 Específicos
• Investigar os efeitos dos treinamentos utilizados na composição corporal das mulheres participantes;
• Avaliar a evolução do condicionamento cardiorrespiratório de mulheres adultas com sobrepeso ou obesidade.
TREINAMENTO FUNCIONAL (TF)
Estudos como o de POETA e colaboradores (2010) apontam a relação entre a obesidade e a baixa qualidade de vida com a falta de exercícios físicos quando comparadas às pessoas com peso adequado para sua estatura e idade, principalmente nos domínios físico, social, emocional e psicossocial. O tratamento feito por fisioterapeutas durante as reabilitações com pacientes que têm lesões ou por perdas de funções do dia a dia recebeu o nome de Treinamento Funcional nos Estados Unidos, onde foi criado, tendo se espalhado pelo mundo até chegar ao Brasil, onde passou a ser utilizada como método de treinamento na Educação Física (SHIMIZU, 2010). 19 No Brasil o TF, com o passar dos tempos, foi incorporado à área de educação física tendo sua ascensão no campo do treinamento desportivo e do condicionamento físico. Profissionais de educação física têm adotado TF com o objetivo de gerar instabilidade na realização dos exercícios físicos, para potencializar o desempenho esportivo, a recuperação muscular e orgânica nas fases regenerativas do esporte ou para a melhoria da qualidade de vida
Dentre as diferentes metodologias para consumação de exercícios físicos, o treinamento funcional manifesta grande interesse do público, dado que são executados gestos e ações que simulam as atividades da vida diária, apresentando como característica central o aprimoramento das capacidades físicas, as quais podem-se elencar: a) força; b) resistência; c) equilíbrio, d) coordenação; e) velocidade; f) flexibilidade; g) agilidade, assim como a auto percepção corporal (COREZOLA, 2015). Um ponto UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá ǀ Diretoria de Pesquisa ǀ www.unicesumar.edu.br/pesquisa ǀ pesquisa@unicesumar.edu.br ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação Maringá – Paraná extremamente positivo do treinamento funcional se refere a utilização do peso corporal e acessórios para realização dos exercícios físicos. Consequentemente, as aulas tendem a ser mais motivadoras e desafiadoras, quando comparado ao treinamento resistido convencional (utilização de aparelhos). Adicionalmente, o exercício físico é um importante aliado para o controle do excesso de peso e obesidade, em virtude de combater as doenças crônicas não-transmissíveis, como por exemplo a própria obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo II, dislipidemias, lesões musculoesqueléticas e alguns tipos de câncer (WHO, 2010). Dentro desse contexto, o objetivo central do presente estudo foi investigar os efeitos do treinamento funcional em circuito na composição corporal de adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Como justificativa, é notável afirmar que o excesso de peso e sobretudo, a obesidade é conceituada como um problema de saúde pública, sendo identificada como a pandemia do século XXI. Portanto, são substanciais propostas de programas de treinamento físico que objetivem reduzir o percentual de gordura corporal e massa gorda em adolescentes.
...