A Importância do controle de reposição de estoque
Por: Allan Cristian • 10/5/2018 • Resenha • 464 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
2.1 A importância do controle de reposição de estoque
Nas organizações cujo negócio de ação está no manuseio de mercadorias, seja para produção ou para vendas, tem que se preocupar com o estoque, tratar o setor de estoque com a seriedade que ele precisa, pode definir a sobrevivência do negócio. Mesmo confundindo estoque como um custo, deve se entender que a operação do negócio fim da organização depende dele.
Há sempre um fator em comum, quando se trata de dificuldades no controle de estoque, a palavra-chave é prejuízo. Para que isso não ocorra e preciso ter controle e organização, tendo em vista a importância de uma reposição de estoque no tempo certo, garantindo assim uma redução de custos e contribuindo para alavancar as vendas. Para que isso ocorra e preciso dar atenção especial ao estoque para oferecer sempre bons produtos e manter a satisfação dos clientes em primeiro lugar.
2.2 Modelos de Reposição
Atualmente existem dois tipos de modelos de estoque e podem ser classificados em Periódico e o Continuo. No caso da periódica, a revisão dos estoques ocorrerá em um período determinado, ou seja, intervalos regulares para a verificação do estoque, sendo que a quantidade comprada é a variável que falta para repor o estoque ao seu nível máximo predeterminado, o valor corresponderá a demanda esperada no período entre suas reposições, sempre contando com uma margem de segurança para cobrir pequenas diferenças. O importante é manter sob controle a disponibilidade atual do estoque para consumo, seja da organização ou pelo consumidor final, no modelo periódico vale ressaltar que para um melhor controle é sempre bom organizar os produtos em categorias por nível de importância e valor facilita a gestão do giro de estoque, isto pode ser feito facilmente utilizando-se de uma classificação ABC.
A reposição do estoque continua é realizada somente quando se atinge o estoque mínimo predeterminado, o chamado ponto de pedido, que, quando atingido, informa a necessidade de compra para a reposição do produto assim gerando um pedido. O ponto de pedido deverá ser suficiente para atender a demanda da organização durante o período que levará para que este estoque esteja completo novamente.
Podemos desmembrar em três partes o processo de reposição neste modelo continuo, que seria o tempo desde a emissão do pedido de compra até o recebimento dos materiais encomendados:
• Solicitação do pedido: Tempo necessário para que o fornecedor receba o pedido.
• Preparo do pedido: Tempo que o fornecedor levará para separar, faturar e enviar o pedido.
• Logística: Tempo que levará para chegar o pedido desde o envio até o recebimento na organização.
Para que este método de reposição continua funcione de maneira eficiente devem ser determinados o ponto de reposição, para que não ocorra falta de produtos dentro da organização. Para um melhor compreender pode-se utilizar de um gráfico de serra, onde fica a fácil visualização do ponto de pedido.
...