A MUSCULAÇÃO CLARETIANO
Por: Shirley Oliveira • 9/9/2019 • Trabalho acadêmico • 947 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
Descrição da atividade:
Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir e poste no Portfólio.
1) Como o músculo é formado funcionalmente?
Funcionalmente, o músculo é formado pela fibra muscular, que é inervada pelo motoneurônio alfa, compondo a unidade mo¬tora, que é ativada por esforço voluntário. A junção neuro¬muscular nada mais é do que o encontro do axônio alfa com a fibra muscular, localizado no ventre muscular, denominado ponto motor. A quantidade de fibras inervadas por suas unidades motoras depende, em parte, da ação exercida pelo músculo. Quanto mais força mais unidades motoras. Entretanto, cada unidade motora tem um certo número de fibras musculares sendo ativa¬das sincronicamente (UCHIDA, et al., 2013).
2) De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?
Os músculos podem ser classificados por três tipos, são eles : músculo estriado esquelético; músculo estriado cardíaco; músculo liso.
Os três tipos musculares têm as seguintes características: podem contrair e encurtar-se, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso; podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; e podem retornar à forma e ao tamanho originais. As propriedades do tecido muscular são: contratilidade, elastici¬dade, extensibilidade e condutividade.
O músculo estriado esquelético é chamado assim devido às suas estriações transversais. Ele se contrai por influência de nossa vontade, mas também responde a atos reflexos. O múscu¬lo estriado cardíaco é estriado, porém involuntário, e representa a arquitetura cardíaca. Já os músculos lisos compõem as paredes das vísceras ocas e tubulares, não possuem estriações e com¬põem os órgãos ocos, como estômago, intestinos, dentre outros. São músculos involuntários e trabalham independentemente da nossa vontade.
3) As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.
Com coloração avermelhada (devido à alta concentração de mioglobina e elevada vascularização), as fibras do tipo I são de contração lenta e oxidativas, devido à maior atividade mito¬condrial, com maior capacidade de obter ATP (trifosfato de ade¬nosina). Suas subdivisões, I e IC, são raramente encontradas e têm alto poder de adaptação ao treinamento.
As fibras do tipo II, de cor esbranquiçada, são mais glicolí¬ticas e de contração rápida. Possuem uma alta atividade da en¬zima ATPase, o que lhes fornece uma maior capacidade de gerar força e velocidade, porém são mais fadigáveis (GENTIL, 2006). Podem ser subdivididas em: IIA, IIAB, IIB, IIAC e IIC.
4) Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.
Os músculos de acordo com sua funcionalidade são classificados de acordo com a função exercida, o músculo pode ser con¬siderado agonista, quando é o motor principal, e sua contração é responsável pelo movimento. É antagonista quando se opõe à ação do agonista, para controlar seja a força, seja a velocidade do agonista. É sinergista quando se contrai ao mesmo tempo, no auxílio do agonista, para ajudar no movimento, fixar a articula¬ção e/ou neutralizar um movimento indesejado. Pode ser clas-sificado, ainda, como sinergista verdadeiro, sinergista auxiliar, motor auxiliar, neutralizador, fixador e estabilizador.
5) A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?
Plano sagital, eixo medial: no qual ocorrem os movi¬mentos de flexão, extensão e hiperextensão.
Plano medial, eixo sagital: no qual ocorrem os movi¬mentos de adução e abdução.
Plano transverso, eixo longitudinal: no qual ocorrem os movimentos de rotação.
6) O que você entende sobre princípio da adaptação?
O princípio da adaptação, na Musculação, afeta diretamente
...