A Musculatura
Por: GleyceAlves • 24/5/2015 • Projeto de pesquisa • 933 Palavras (4 Páginas) • 793 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO .........................................................................................4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................6
4. REFERÊNCIAS.....................................................................................................7
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo descrever a brincadeira cabo de guerra, comentar como ela surgiu, como se brinca, o que essa brincadeira estimula, qual é a faixa etária, qual o material utilizado para a brincadeira, o local apropriado e o número mínimo de participantes.
Demonstrarei a importância da brincadeira cabo de guerra no crescimento da criança e que uma brincadeira dessas fortalece os músculos da mesma. E comentaremos os músculos que são atingidos nos movimentos dessa brincadeira.
O cabo de guerra é uma brincadeira muito divertida e rápida de fazer, querer somente uma corda e a brincadeira está garantida. O espírito competitivo é muito grande nessa brincadeira e as crianças adoram.
DESENVOLVIMENTO
O cabo de guerra que também pode ser conhecido por jogo da corda ou tracção a corda é uma brincadeira e também uma atividade esportiva na qual duas equipes competem entre si, na qual pode se medir qual da esquipes é a mais forte.
Este esporte não tem um local ou ano especifico que comprove de maneira exata sua origem. Ele provem de antigos cultos e cerimonias que eram realizados pelos povos egípcios há mais ou menos 4.000 anos atrás. Povos da Ásia, América do Norte, América do Sul e os gregos tinham cerimônias que imitavam essa brincadeira. O antigo cabo de guerra foi realizado em diversos estilos.
Atualmente ele é oficial e regulado pela Federação Internacional de Cabo de Guerra (Tug of War International Federation – TWIF), fundada em 1960.
O Cabo de Guerra já foi um esporte olímpico e esteve presente nas Olimpíadas. Apesar de não fazer mais parte das Olimpíadas. Mais o mesmo é um esporte reconhecido e participa dos Jogos Mundiais (Wold Games), que é uma competição organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), no qual, participam apenas modalidades esportivas não-olímpicas, mas que são reconhecidos pelo COI.
A regra do Cabo de Guerra é bastante simples. Cada equipe é composta com no mínimo quatro participantes do qual, o peso total da equipe define em qual das classes vão competir. Os locais mais apropriados para essa brincadeira é em um quintal, praia, salão de festas, condomínio, quadra de esportes, calçada, praça e parque. O material a ser utilizado é uma corda mais também pode ser utilizado um pedaço de fita ou de pano, ou uma vareta.
Cada jogador é alinhado ao longo de uma corda, que tem aproximadamente 10 centímetros de diâmetro. Bem no centro entre os dois grupos existe uma linha central. A partir desta linha, o cabo é marcado bem no seu centro.
As duas equipes começam a competição com a linha central coincidindo com a marca central do cabo. Dado o comando de início, cada equipe tem o objetivo de puxar o time adversário de modo que ele passe a linha central. O primeiro time que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para a frente da linha central será o vencedor.
Ao partirmos para a pratica os movimentos que o corpo de uma pessoa faz ao participar da brincadeira acima citada é principalmente nos braços e pernas, nos braços para puxar a corda e nas pernas para se apoiar. Essa atividade física trabalha muito bem essa musculatura e também muitos dos músculos do antebraço e mão são trabalhados.
Três dos músculos que estão trabalhando no momento da atividade dos integrantes é o músculo adutor longo, o músculo dorsal e palmares laterais.
...