A Técnicas Digitais Atividade e Educação Física
Por: Lukas Ribeiro Gramacho • 24/6/2020 • Abstract • 827 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
O meu primeiro estágio na Licenciatura em Educação Física foi o mais trabalhoso porém mais estimulante que já tive em toda a minha vida acadêmica. A pedido do meu orientador, eu me despus a ler o PPP da escola, segundo ele, isso me nortearia conforme precisasse me adaptar com o cotidiano escolar e também para eu já ter noções de como a escola funcionava. No meu primeiro dia de estágio, a pedagoga escolar convocou-me para uma reunião, onde ela me disse que o principal problema da escola era a evasão escolar, e que particularmente, o principal problema em Educação Física era o desinteresse dos alunos nas aulas de prática esportiva, dado que para eles, era mais interessante ficar no celular do que na quadra poliesportiva.
Na minha primeira aula eu já percebi o problema, a ,metodologia usada pelos antigos professores era antiquada e repetitiva. As aulas praticas limitavam-se somente a Futebol. Não havia competições interclasses, não havia estabelecido regras, nem nada do tipo. Essa metodologia usada a tanto tempo, fez com que os alunos perdessem o interesse pela educação física e como consequência, gastar o tempo com o uso do celular. Percebi então que o celular poderia ser um aliado ao invés de um inimigo. Fiz uma pesquisa na escola sobre o que os alunos mais usavam no celular e sem nenhuma supresa, descobri que mais de 70% dos garotos usam o celular para jogos, Enquanto que 65% das garotas usavam para o mesmo fim. Ao perceber esse interesse em jogos, percebi que um console de videogame portátil com Kinect, um sensor de movimentos no qual o seu corpo se torna o principal meio para jogar, poderia ser um grande aliado nessa luta.
Usei então a metodologia APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO – ABP, que se dividem em cinco passos.
1) Pergunta Motivadora: qual a origem desse desinteresse em educação física?
Nesse momento, o retorno que eu tive dos alunos só confirmaram o problema qual percebi na primeira aula, a metodologia. Os alunos relataram que se sentiam destitimulados pela bagunça que as aulas seguiam devido a falta de preparação e estrutura tanto da escola quanto dos antigos professores. As alunas mulheres relataram em particular que se sentiam desisitimuladas uma vez que não havia espaço para elas praticarem esportes, mesmo sendo o futebol. Esse momento de conversa foi necessário para aliar o problema da ed fisica com o uso dos jogos. E se eu os apresentasse um modo de jogar totalmente diferente dos que eles estavam acostumados e ainda que contasse com a participação deles em varias esferas?
2)Desafio Proposto: pesquisar jogos de que envolvessem movimentos físicos?
Por sorte, todos os alunos tinham acesso a internet em casa, então para essa parte da atividade, eu pedi para eles que pesquisassem jogos de PlayStation 3 que envolvessem movimentos físicos constantes. Filtramos juntos essa pesquisa e estabelecemos dois jogos, um para os meninos e outro para as meninas. Os meninos decidiram jogar NBA 2K1, um simulador de basquete da liga da NBA de 2001 e as meninas decidiram jogar com SingStar® dance um videogame competitivo de karaokê e dança, ambos para o o PlayStation 3.
3) Pesquisa e Conteúdo: a apresentação dos jogos.
A apresentação dos jogos foram feitas pelos alunos, nesse momento já em times, para toda a escola. A intenção nesse momento era ambientalizar toda a escola com o novo modo de competir, virtualmente. A seguir um resumo da apresentação dos dois jogos feito pelos alunos:
SingStar Dance
SingStar Dance é um videogame competitivo de karaokê e dança para o PlayStation 3, um spin-off da série SingStar de karaokê. O SingStar Dance foi desenvolvido pelo SCE London Studio e publicado pela Sony Computer Entertainment. O jogo utiliza o controle PlayStation Move para dançar.
...