A dimensão técnica do voleibol
Por: MDora • 22/2/2016 • Dissertação • 586 Palavras (3 Páginas) • 604 Visualizações
Descrição da atividade
A dimensão técnica do voleibol é um dos aspectos que devem ser enfatizados no cotidiano do profissional de Educação Física que trabalha com essa modalidade, pois sem ela não há jogo de voleibol possível. As Unidades 3 e 4 abordam, respectivamente, questões relativas ao processo de ensino-aprendizagem-treinamento e aos fundamentos da modalidade.
Para realizar esta atividade, escolha dois fundamentos do voleibol (a escolha fica a seu
critério). Elabore e descreva detalhadamente três exercícios para cada um dos fundamentos escolhidos, sendo necessariamente um para cada fase de desenvolvimento de jogadores de voleibol (iniciante, intermediário e alto nível).
Atividades para ensino-aprendizado-treinamento
Recepção (manchete)
É uma técnica de recepção com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima. É considerado um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e das cortadas mais usada no voleibol.
Iniciantes: cada aluno com uma bola deve jogar pra cima e deixa-la quicar no chão e depois executar a manchete. Pode ser feito também, jogando a bola contra a parede e executando a manchete.
Intermediário: nos níveis intermediários, o problema mais comum é o desejo de golpear a bola imediatamente de volta ao invés de para o levantador da equipe. Os exercícios de três golpes realizados em condições de jogo podem tratar desse problema.
Um grupo de três alunos, onde o primeiro recebe a bola do professor, recebe e realiza três manchetes e passa ao próximo aluno.
Avançado: para alunos de nível mais avançado pode-se acrescentar o deslocamento. O treinador começar lançando a bola diretamente na frente do aluno, o qual devolve com uma manchete ao treinador. Este lança a bola 1 metro à esquerda do aluno, o qual devolve para o primeiro, que por sua vez lança agora 1 metro à direita do aluno, e assim por diante. Cada vez que o aluno move os pés em direção à bola, deverá retornar a posição inicial para aguardar o próximo lançamento. Para alunos de nível mais avançado, o treinador pode variar o local toda vez sem ser avisado. Também pode introduzir giros no lançamento, de modo que o aluno possa praticar passar a bola em situações semelhantes ás de jogo.
Saque
É a ação que inicia ou reinicia o jogo a cada ponto ou vantagem. O jogador se coloca em posição indeterminada no fundo da quadra e envia a bola para o campo adversário. Divide-se em saque por baixo e saque por cima.
Iniciantes: alunos, dois a dois, deverão executar o saque por baixo, desde uma distância limitada pelo professor, sendo que a bola deverá cair sempre na mão do colega da dupla.
Intermediário: dividir dois grupos, um em cada lado da quadra sobre as respectivas linha de ataque e de frente com a trave de futsal. O professor pede que eles realizem o saque em direção ao gol. Pode-se até criar um pontuação, bola fora = 0, bola na trave = 1, bola dentro = 3 pontos.
Avançado: o professor
...