A sala de aula hoje, uma perspectiva de como ensinar
Por: Thiago de Falco • 26/6/2021 • Resenha • 533 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
THIAGO DE FALCO SOARES DE OLIVEIRA
R.A - 8098616
ARTIGO ACADÊMICO – A Sala de Aula Hoje: Uma Perspectiva de Como Lecionar
Avaliação para verificação parcial do desempenho no curso de extensão "A Sala de Aula Hoje: Uma Perspectiva de Como Lecionar".
RIBEIRÃO PRETO – SP
2021
INTRODUÇÃO
A educação no ao redor do mundo tem mudado e é natural que mude por experiências bem e mal sucedidas o que de fato traz experiências e ajuda a progredir, assim como o avanço da troca de informações através da internet e do mundo mais globalizado, as práticas que obtém bons resultados em um canto do mundo rapidamente em pouco tempo pode atravessar oceanos e ser introduzida em outro continente de forma igual ou similar.
Neste momento que estamos passando pela pandemia da COVID-19, essas novas formas de buscar ensinar/aprender estão cada vez mais em foco pois com a impossibilidade de frequentarem ambientes com muitas pessoas as escolas buscaram novas maneiras de ensinar e são diversos fatores e maneiras que o fazem.
A realidade das crianças de hoje, imersas em tecnologia, não é a mesma realidade de pouco mais que dez anos, e este artigo busca uma breve reflexão a respeito da sala de aula invertida.
A SALA DE AULA INVERTIDA - INOVAÇÃO NO ENSINO
Eric Mazur, da Universidade de Harvard, em Cambridge, nos EUA, no início da década de 1990, onde o mesmo iniciou seus estudos dando vida ao livro Perr Instrucition: User’s Manual, lançado em 1997. No livro ele sugere que o aluno deve ser o centro do aprendizado buscando assumir esta responsabilidade. Conforme (PLATT E TREGUA, 2000), o termo Classe Invertida chamado por eles acabou ficando conhecido e em 2004 com o advento da internet já havia se popularizado.
Nesta proposta a metodologia muda e acabam ficando mais dinâmicas onde o sistema de ensino é proposto pelos professores com diferentes formas de busca e diversificando a maneira como o aluno interage com o conteúdo proposto. Nas aulas presenciais, a didática fica em buscar sanar dúvidas, ajudar os alunos ao senso crítico e estimular seu conhecimento.
A figura do professor como era antigamente e das aulas onde todo ensino e cobrança basicamente se resumia na sala de aula com esta proposta fica de uma forma diferente.
A ideia da sala de aula invertida é que o professor disponibilize previamente um assunto a ser visto pelos alunos que devem ter a sua organização para estudar e se relacionar com atividades propostas pelo professor.
CONCLUSÃO
A figura do professor deve ser a de um estimulador e também aquele que orienta os alunos a serem protagonistas de suas histórias e buscando em si mesmos todo potencial de aprendizado. Os sistemas de ensino tradicionais hoje em dia já mesclam uma parte do conteúdo com este sistema para poder estimular a criatividade e organização dos alunos.
...