AS PESSOAS SURDAS E AS BARREIRAS ATITUDINAIS ENCONTRADAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICAS
Por: Andreia Holz • 6/6/2021 • Projeto de pesquisa • 2.642 Palavras (11 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
ALUNO
PROJETO DE PESQUISA - TCC- I
PESSOAS SURDAS E AS BARREIRAS ATITUDINAIS ENCONTRADAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICAS
CIDADE
2021
ALUNO
PROJETO DE PESQUISA - TCC- I
PESSOAS SURDAS E AS BARREIRAS ATITUDINAIS ENCONTRADAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICAS
[pic 6]
[pic 7]
Projeto de Pesquisa TCC-I Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Orientador:
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA............................................05
3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO................................06
3.1 OBJETIVO GERAL...............................................................................................06
3.2 OBJETIVO ESPECIFICO......................................................................................06
4. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................07
5. METODOLOGIA....................................................................................................08
6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA..................................................................................09
7.CRONOGRAMA DA PESQUISA............................................................................14
8.RESULTADOS ESPERADOS................................................................................15
9.REFERÊNCIAS.......................................................................................................16
- INTRODUÇÃO
A atividade física proporciona a pessoa com deficiência, efeitos positivos, tanto no bem físico como no mental, a prática da atividade física, aumentam a motivação e a integração dessas pessoas com deficiência a estar preocupadas com sua saúde e que proporcionando hábitos saudáveis”.
A surdez não acarreta nenhuma limitação motora e não interfere na prática de atividade física, sendo a prática, um mecanismo de trabalhar a consciência corporal e desenvolvimento das atividades motoras. Esse benefício também é encontrado em pessoas ouvintes, portanto de uma forma geral a surdez não interfere na parte motora do indivíduo.
Logo, uma pessoa com surdez consegue praticar atividade física sem ter nenhuma interferência motora, além disso, uma pessoa com surdez aguça outros sentidos, sua visão pode capitar grandes ações que um indivíduo ouvinte pode ou não ter a capacidade de perceber.
Acredita-se que as barreiras relacionadas à acessibilidade atitudinal e física serão encontradas com maior frequência em relação a outros tipos de barreiras. Investigar acerca das barreiras ambientais e pessoais encontradas por pessoas surdas para a prática de atividade física a fim de mostrar quais delas são recorrentes nesse cenário, almejando identificar soluções para o desenvolvimento de programas relacionados ao aumento da prática de atividade física ao público com surdez.
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Para a realização do presente projeto parte-se da seguinte indagação: Quais as barreiras atitudinais encontradas pelas pessoas surdas para a prática de atividade físicas?
3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO
3.1 OBJETIVO GERAL
Analisar de forma teórica a relação de importância entre as barreiras atitudinais encontradas pelas pessoas surdas para a prática de atividade físicas.
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Delimitar as implicações que estão expostas às pessoas surdas em suas atividades físicas.
Levantar as possíveis causas das barreiras encontradas por pessoas com surdez.
Especificar as relações enfrentadas pelas pessoas surdas em relação a prática de atividade físicas.
Elencar formas alternativas de melhorar de forma significativa a prática de atividades físicas em pessoas portadores de surdez.
4. JUSTIFICATIVA
Incluir alguém em um grupo é dar-lhe condições para que possa participar ativamente das ideias e atividades do mesmo, diante disto a relevância do presente estudo alcança seu ápice ao considerar a necessidade de as escolas regulares e ou ambientes de práticas esportivas adultas ainda não estão suficientemente preparadas para receber e propiciar uma inclusão real das crianças surdas, mas isto precisa mudar.
É notório, neste contexto, a necessidade de que toda a comunidade escolar se abra para essa nova experiência, pois, com a troca, todos têm a ganhar.
Considerando ainda que as aulas de educação física e as práticas de exercícios precisam ser momentos acolhedores com espaços privilegiados para iniciar uma mudança de comportamento.
Neste sentido, a realização do presente trabalho vai ao encontro das necessidades cada vez mais visíveis da população em suas várias faixas etárias, fazendo-se necessário um estudo e um olhar inovador neste sentido.
O papel do professor e do profissional em todo esse processo precisa ser primordial e deve ser assumido com responsabilidade.
Faz-se relevante um olhar e, principalmente um estudo e uma postura crítica em relação ao tema, pois os surdos podem praticar vários tipos de esporte e de atividade rítmica.
5. METODOLOGIA
A realização do presente projeto contempla uma pesquisa bibliográfica abordando literatura de autores com temas que vem ao encontro do desenvolvimento do trabalho.
De acordo com Gil (2012 pg. 44), pesquisa bibliográfica "é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos".
...