ATIVIDADE FISICA
Por: Nuno Araújo • 15/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 901 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
Atividade física de acordo com a WHO, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que requer gasto de energia. A inatividade física (falta de atividade física) foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Além disso, inatividade física é estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21-25% dos cancros do cólon e da mama, 27% de diabetes e aproximadamente 30% da carga isquêmica cardíaca doença.
A atividade física não pode ser confundida com exercício físico ( sub categoria da mesma, atividade orientada e planeado com o objetivo de melhoria ou manutenção de um ou mais grupos de aptidão física.) deve é ser considerada como qualquer atividade que envolve movimento deste algo mais simples (tarefas domésticas, trabalho ou subir e descer escadas) até exercícios mais complexos (como a prática de uma modalidade). Segundo Colberg (2003), a Atividade Física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, diminui o apetite, faz com que você coma mais sem ganhar gordura, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida. Entre os principais benefícios encontramos a melhoria da aptidão cardíaca e pulmonar bem como a prevenção de várias doenças e cancros, já para não falar na melhoria do humor, da auto estima e da qualidade de sono.
Fitness advém da língua inglesa e significa "estar em boa forma física". Associado essencialmente a prática de atividade física, este termo é designado a pessoas com um bom condicionamento físico ou um bom estado físico e mental.
Oriunda da junção de "fit" ("boa forma") e "ness", um sufixo inglês utilizado para transformar adjetivos em estados de espirito ou condições (por exemplo, "happiness", significa "felicidade").
Segundo Barbanti (1994), fitness é um termo muito amplo que demonstra o estado dinâmico que permite ao individuo satisfazer as suas próprias necessidades, tais como a estabilidade mental e emocional, a consciência e adaptação social, a fibra moral e espiritual, a saúde orgânica consistente com a sua hereditariedade.
Porém para a população no geral é muito mais fácil entender fitness como os exercícios que praticam no ginásio, porém não se pode encara-lo de forma tão simples.
Baseado nestes conceitos, Dantas (2003) define fitness: “como o nível ótimo de homeostase observado nos campos cognitivo, afetivo e psicomotor, obtido através de um processo harmonioso de desenvolvimento das diversas estruturas constituintes do ser humano”
Dimensão social o homem não consegue viver na sociedade sem convivência com os demais grupos. Só com esta convivência e em harmonia é que um individuo é considerado integrado na sociedade. Esta integração reflete-se através das necessidades básicas de afeto, realização e integração. É através da harmonização destes processos no indivíduo, e conjugado com os códigos de valores, cultura, costumes e hábitos do grupo social e étnico a que o mesmo pertence, que temos indicado o fitness social. Com isto, são necessários programas educativos para promover a saúde, facilitar o acesso ao fitness, envolver a comunidade com as associações e fundações ligadas à mesma e disponibilizar profissionais especializados para o atendimento à população. Esta dimensão está ao alcance através de três necessidades básicas: afeto, realização e integração (MELOGRANO & KLIZING, 1982). Através destes benificios os indivíduos estão mais preparados para a pratica de outros desportos ou competições sejam eles de carater individual ou coletivo.
...