ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
Por: anasara32 • 21/10/2022 • Trabalho acadêmico • 696 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
Acadêmicos: Ana Sara da Silva
Cheila Cristina da Silva
Felipe Costa
Maycon Darossi
Tutor Externo: Susana Frassetto Farias
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sentir-se cansado e sem forças é comum para quem trabalha horas por dia. Porém muitos não sabem que esse cansaço pode vir de uma vida extremamente sedentária e sem movimento. Todos deveríamos praticar atividades físicas para melhorar a qualidade de vida. Segundo Cardoso (2008) a proposta da atividade física como importante para a recuperação, manutenção e promoção na saúde do indivíduo. Há uma grande melhora na vida de quem realiza qualquer tipo de exercício físico. O importante é manter o corpo em movimento a mente sã e se cuidar para as tarefas diárias.
Para Cardoso (2008, p.05):
falta de ar, dores musculares, boca seca, muito suor, sintomas normais para muitas pessoas
que se habilitam a prática da atividade física, como se fizesse parte do ritual da prática do
exercício físico. Esta ideia continua amplamente difundida associando a experiência da
dor e do desconforto à aquisição de um bom condicionamento físico.
Desta forma percebemos que cada vez mais as pessoas estão buscando melhorar sua saúde física e mental, através de exercícios, bons hábitos e uma boa alimentação. Conforme deixou definido Cardoso(2008,p.06) a atividade física estimula a liberação de substâncias que melhoram o funcionamento do sistema nervoso, proporciona sensação de bem-estar ao cérebro, estimula a produção de alguns aminoácidos, melhora a circulação do sangue, a capacidade pulmonar, o funcionamento do coração e fortalece a massa muscular.
MATERIAIS E MÉTODOS
Nossa pesquisa foi feita no google acadêmico e no site http://www.scielo.br/ , nos reunimos para fazer o trabalho de forma que cada um contribuiu com sua pesquisa e com o desenvolvimento das etapas necessárias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Levar uma vida parada demais aumenta o risco de doenças, nosso corpo precisa de descanso mas também do movimento. Quanto mais ativa a pessoa é melhor sua qualidade de vida. As vantagens da prática de atividade física são numerosas, a prática regular em qualquer idade proporciona benefícios para a saúde como controle do peso, controle da pressão arterial, controle da glicose e aumento da resistência contra a doenças, além do aumento de autoestima e bem-estar.
Esses resultados podem servir de estímulo para incentivo a rotinas de atividades físicas. A prática é uma das maneiras mais eficazes de promover saúde e qualidade de vida em vários aspectos, quando conscientemente realizado e acompanhado por um profissional da área.
REFERÊNCIAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CARDOSO, Ilmar Satiro, Atividade física e qualidade de vida, Curitiba ,2008
Nome dos acadêmicos: Ana Sara Da Silva, Cheila Cristina da Silva, Felipe Costa, Maycon Darossi
...