Analise ergonomica de ubs
Por: Evandro Manoel • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.789 Palavras (8 Páginas) • 729 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
CEUNSP
Atividade da Disciplina de Ergonomia aplicada a Atividades Laborais e Atividades Físicas, Saúde e Qualidade de Vida.
Nome do Aluno: Evandro Manoel
Nº 17
RGM: 085698
ITU-SP
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
Este trabalho, tem por finalidade relacionar fatos e analisar de forma reflexiva como está o aspecto de Saúde Pública, visando os valores do Profissional de Educação Física e seu papel para com a sociedade.
ITU-SP
2015
indaiatuba, 06 de Maio de 2015.
P.S.F.
Introdução:
Este trabalho, tem por finalidade relacionar fatos e analisar de forma reflexiva como está o aspecto de Saúde Pública, aspectos Ergonômicos e de Qualidade de Vida envolvendo um Posto de Saúde na cidade de Indaiatuba-SP. Analisa-se também, de que forma o Profissional de Educação Física contribui para melhor atender a população no aspecto da Saúde, de uma maneira geral. São diversos fatores que envolvem a melhoria de Qualidade de Vida de uma população, vão de fatores preventivos, até os de recuperação. tendo em vista isso, vamos refletir um pouco sobre o assunto e tentar trazer melhorias para o mesmo.
Entrevista
1) Data: 06 maio 2015
2) Instituição de saúde:P.S.F Aldrovandi.
3) Endereço: Rua Angelo bertelli neto s/n cep:13337140
4) Nome do entrevistado: Não quis se identificar.
5) Gênero:Feminino.
6) Profissão: Auxiliar de enfermagem.
7) Atividade e Tempo de serviço: Tempo de atividade: 4 anos, tempo de serviço no local: 3 anos
8) QUESTÕES:
a)Em sua opinião qual a importância do professor de educação física para a saúde coletiva da população local?
R: De suma importância tendo em vista que o índice pratica de atividade física é muito baixo.
b)Em sua opinião qual a importância do professor de educação física para a saúde coletiva como membro do NASF?
R: vejo como crucial para uma mudança, no ambiente de trabalho e ate mesmo do convívio social.
c)Em sua opinião o professor de educação física poderia contribuir nas ações que são desenvolvidas na instituição de saúde? Em quais medidas?
R: Prescrevendo e orientando a pratica de atividade física para o publico atendido pelo P.S.F.
Fatores de Riscos Existentes no Local:
Ergonômicos (químicos, biológicos, organizacionais e aspectos mecânico,) do ambiente:
Quando se fala de fatores químicos e biológicos, o ambiente não deixa a desejar, pois a todo momento há uma limpeza efetiva no local, a questão é os produtos são adequados? pois, alguns são muito fortes quando se trata de odor o que prejudica a saúde do funcionário de limpeza e dos demais que ali estão. A sala de espera deixa a desejar absurdamente pois, as cadeiras são muito baixas, sem instruções de uso, e um fator determinante para que isso não ocorra é a individualidade biológica, pois não há um padrão a ser seguido e sim uma variação de indivíduos, creio que a informação é tudo se houvesse orientação de como se sentar acredito as cadeiras poderiam ser melhor utilizada, e cadeiras com regulagem seria mais apropriada ao local sendo um ambiente de Saúde, o foco das cadeiras deveria ser ideal para boas condições da Coluna Vertebral, além de altura do balcão de atendimento ser baixa, sendo assim dificulta a conversa com a recepcionista, fazendo com que o paciente curve a coluna cervical para ter informações com a mesma. Em relação aos banheiros, deveria ter banheiros para deficientes o que não foi encontrado no local,. Sobre organizacionais, em relação a horários, os médicos dificilmente chegam no horário pois,acham que não tem obrigação o que é um absurdo, o tempo de espera dos pacientes devido ao atraso dos médicos é de mais de 1 hora e 30 minutos, o que estressa qualquer pessoa, tendo em vista que o individuo procurou o local para se tratar de algo e acaba se prejudicando mais ainda. Sem contar que, o numero de vagas é limitado, onde a agilidade e a praticidade deixam muito a desejar.
Atividade Física, saúde e qualidade de vida:
Arquitetônicos (Físico):
- Cadeiras incompatíveis com o publico que irá utilizar e sem instruções de uso correto;
- Não há banheiros para deficientes.
- Espaço pequeno para um público grande.
- Atendimento muito lento, (sem computadores), e poucas pessoas para atender.
Socioeconômicos em geral e predominante no local: sexo, idade, renda, classificação econômica, estado civil e filhos. Estes fatores interferem na pratica de Atividade Física e Qualidade de Vida? Explique se existe relação:
Predominantemente:
Sexo – masculino.
Idade – Entre 30 á 65 anos.
Renda – Entre 2 á 3 Salários Mínimos.
Classificação Econômica: Classe C e D.
Estado Civil: Casados(as).
Filhos: Sim, mais que um.
Devido ao trabalho braçal a maioria dos homens não se interessam por atividade física, já que o trabalho o consome demais, e podemos notar a presença de muitos desvios posturais, sedentarismo e trabalho em excesso são comum entre as famílias. Parece que, pessoas casadas com filhos não veem interesse em realizar atividades físicas, pois existem muitas preocupações. A renda também não favorece bons hábitos saudáveis, tendo em vista gastos para manter uma boa saúde, e o nível de escolaridade influencia com tal magnitude para a pratica de atividade, pois, a falta de conhecimento sobre, os limita a tal.
Relevância da Ergonomia para minimizar fatores de risco:
Total relevância. seria magnífico se cada paciente recebesse orientação não só para se sentar, tratando-se das cadeiras, mais para tudo como andar como se porta, uma orientação sobre seus desvios posturais, porem é algo utópico para a minha geração, e por isso deixo vivo aqui a gana por mudanças, uma ramificação do conhecimento ergonômico do posto para a célula familiar seria incrível e não é um absurdo para se fazer, mais falta respeito com a população em um contexto geral, pois o que move o mundo é o dinheiro, e é o que as pessoas querem no momento e acabam deixando de lado o "SER HUMANO" .
...