As Diferenças na atuação do profissional do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física
Por: DAVIDYRODRIGUES • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 471 Visualizações
1 - Diferenças na atuação do profissional do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física.
É muito comum, sobretudo nos dias atuais, encontrarmos pessoas que acreditem que não há diferença no profissional de Educação Física formado no bacharelado e na licenciatura, todavia, podemos perceber que há uma grande diferença, tanto na área acadêmica, quanto na área de atuação. É justamente pensando nisso que vamos demonstrar através de pesquisas feitas em livros, sites e com profissionais da área, a diferença de cada área. Sendo assim, analisaremos as características de cada uma, refletindo com um olhar acadêmico/profissional frente ás mudanças curriculares atuais. Sendo assim, vamos observar as diferenças nas áreas;
Iniciando pelo Licenciado em Educação Física, este aplica seu conhecimento que foi adquirido durante sua formação acadêmica na docência, ou seja, esse profissional vai desempenhar atividades de planejamento, coordenação e supervisão em unidades públicas e privadas de educação formal e não formal, nesse sentido, o licenciado poderá também atuar em pesquisas relacionadas ao ensino e suas interfaces com outras áreas de estudo. Entretanto, os licenciados não podem atuar em academias, clubes e outros espaços não escolares. O Bacharel em Educação Física, por sua vez, é um profissional que aplica seu conhecimento de forma direta na sociedade, ou seja, não somente na área escolar, como é o caso do licenciado. O bacharel irá desempenhar suas funções na supervisão, coordenação e orientação de práticas de atividades físicas, esportivas e de lazer, por meio da tematização de práticas corporais, dando ênfase aos processos individuais e coletivos da saúde e ao treinamento esportivo. O Bacharel também estará qualificado a intervir nos espaços educativos não formais, como academias de ginástica, clubes, parques, hotéis, hospitais, clínicas, condomínios residenciais, associações esportivas e comunitárias e nos ambientes de atenção básica à saúde, ou seja, no bacharelado, a formação proporcionada ao aluno é voltada para o mercado de trabalho, sendo assim, o bacharel tem um campo de atuação muito mais amplo.
2 - Disciplinas que cada curso dispõe na graduação
A seguir, segue a tabela com a separação das disciplinas que existem unicamente em cada curso:
Disciplinas que só existem na Licenciatura Disciplinas que só existem no bacharelado
Políticas Públicas Educacionais Biomecânica (Cinesiologia)
Avaliação Educacional Estudos Sócio Antropológico
Práticas Pedagógicas I Eletiva
Práticas Pedagógicas II Bases Fisiológicas e Metodológicas
Do Treinamento
Didática Filosofia
Práticas Pedagógicas III Epidemiologia
Estudos Sócio Antropológicos Projetos Sociais na Educação Física.
Estágio I Exercício Contra Resistência
Práticas Pedagógicas IV Práticas Corporais Emergenciais
Filosofia da Educação Medidas e Avaliação EF
Estágio II Atividade Física e Promoção Saúde
Seminário de Pesquisa EF Para Grupos Especiais
TCC
Fonte:http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/DATA/UserFiles/files/Matrizcurricular.
3 - Entrevista com um profissional de Educação Física
Entrevista feita com a professora Audenora Rodrigues Barbosa, licenciada em Educação Física pela Universidade Tiradentes - UNIT, em Aracaju-SE. A professora atua em uma escola de rede pública do ensino médio, onde foram feitas as seguintes perguntas:
Nessa escola tem aula de Educação Física?
Sim
Quem dá essas aulas é sempre o professor de Educação Física?
Sim, todas as aulas de Educação Física são ministradas por mim, pois sou a única professora com graduação em Educação física na escola.
O professor responsável pelas aulas de Educação Física tem formação em bacharelado, em Licenciatura ou não tem formação superior?
Sim, tenho formação em Licenciatura em Educação Física.
Quantas vezes por semana acontecem às aulas de Educação Física?
Duas vezes por semana em cada turma
A estrutura e os materiais disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola?
Não, a estrutura da escola deixa muito a desejar, além da escola sofrer com a falta de materiais que são usados nas aulas práticas, como bolas, por exemplo.
...