Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano
Por: grasielli batista • 11/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.431 Palavras (10 Páginas) • 555 Visualizações
GRASIELLI CRISTINA BATISTA DE SOUZA
8014733
PORTFÓLIO 7ª SEMANA
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina de Fisiologia Humana.
CURITIBA- PR.
2017
Fisiologia Celular
1) As organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos, proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi, lisossomos e mitocôndria.
- Retículo endoplasmático liso: é responsável pela síntese de substâncias lipídicas.
- Retículo endoplasmático rugoso: responsável pesa síntese de proteínas.
- Complexo de Golgi: é onde as substâncias que saem do retículo endoplasmático serão processadas para formar os lisossomos, vesículas secretórias e outros componentes citoplasmáticos.
- Lisossomos: são organelas que contem enzimas hidrolíticas responsáveis pela quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados.
- Mitocôndria: organela onde ocorre a biossíntese aeróbia de ATP
2) São quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. Cite quais são, explique cada um e dê exemplos de substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte.
- Difusão Simples: processo que não inclui gasto energético no qual as moléculas transitam através da membrana celular. Ex: água, gases, moléculas pequenas.
- Difusão Facilitada: também não inclui gasto energético, porém para a passagem das moléculas pela membrana, é necessário um canal proteico. Ex: glicose e aminoácidos.
- Osmose: transporte apenas de água do meio de maior concentração para o de menor concentração. Também é considerado um transporte passivo. Ex: água.
- Transporte ativo: responsável por regular o sódio e potássio entre os líquidos intra e extracelular, e para manter a polaridade das células excitáveis gera gasto de energia e necessita de um transportador específico. Ex: íons cálcio, sódio e potássio, ferro, cloreto, etc.
3) O potencial de ação é uma alteração na voltagem da membrana celular diante de um estímulo. É através dos potenciais de ação que os sinais nervosos são transmitidos por toda a membrana da fibra. Para a condução do impulso nervoso, esse potencial de ação deve percorrer toda a fibra nervosa. Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma.
Despolarização: ocorre quando o potencial da membrana está em -70mV (repouso), então um estímulo chega tornando a membrana celular permeável aos íons sódio. Com a entrada do sódio na célula, a polaridade torna-se neutra, chegando em 0, ou ocorrendo a inversão de cargas fazendo com que a célula fique com cargas positivas.
Repolarização: após o aumento da permeabilidade da membrana, os canais de sódio fecham-se e de potássio se abrem, ficando a membrana mais permeável ao potássio, existindo um excesso de carga positiva, e com a difusão dos íons potássio para fora da célula a polaridade se restabelece.
Hiperpolarização: ocorre devido à grande atividade da bomba de sódio e potássio. Com o excesso de sódio no interior da célula, a bomba trabalha eficientemente para restabelecer o equilíbrio, enviando íons de sódio para fora e íons de potássio para dentro da célula. A hiperpolarização dura até a bomba de potássio e sódio voltarem ao seu ritmo normal.
4) Mais de 40 substâncias neurotransmissoras já foram descobertas. Quais as mais conhecidas? Para responder, divida em: neurotransmissores periféricos e neurotransmissores centrais.
Neurotransmissores periféricos: Acetilcolina, Adrenalina e Noradrenalina.
Neurotransmissores centrais: GABA, Glutamato, Glicina, Serotonina, Substância P, Encefalinas, Hormônios Peptídicos.
Sistema Nervoso
1) O Sistema Nervoso Central (SNC) é capaz de realizar inúmeras atividades complexas. Qual é a sua função básica? E quais as suas funções superiores?
Ele tem como função básica receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas por meio dos músculos e glândulas. Suas funções superiores incluem: memória (capacidade de armazenar informações e, depois, resgatá-las), aprendizado, intelecto, pensamento, personalidade.
2) A organização do Sistema Nervoso (SN) pode ser classificada, morfológico e funcional, em três vias. Quais são estas vias? Explique cada uma.
Vias aferentes: trazem as informações ao SNC.
Vias eferentes: vias que levam a resposta que foi elaborada pelo SNC ao órgão responsável pela resposta, podendo ser um músculo ou uma glândula;
Vias de associação: analisam as informações, armazenando-as como memória para elaborar os padrões de respostas ou as respostas espontâneas.
3) A manutenção do equilíbrio corporal é de responsabilidade do cerebelo e é devido a ele que ações complexas podem ser executadas. Quais são estas ações? Por que isso ocorre?
Andar de bicicleta, tocar violão. Ocorre pois ele é responsável por captar as informações sensoriais que chegam ao cérebro.
4) Uma diferença entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é a secreção de hormônios pelas fibras pós-ganglionares. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático secretam qual substância? E, por isso, como é chamado? E qual substância o Sistema Nervoso Simpático secreta? E por isso, como é chamado?
Os neurônios pós-ganglionares secretam acetilcolina, sendo chamado de colinérgicos.
Do Sistema Nervoso Simpático é secretado noradrenalina, sendo chamado de neurônios adrenérgicos.
5) A parte responsável pela análise dos estímulos internos e externos ao organismo é o Sistema Nervoso Sensorial. Essas informações são utilizadas para atender quais funções?
Essas informações atendem a percepção e interpretação, controle do movimento, regulação de funções de órgãos internos e manutenção de consciência.
6) O que é fadiga sináptica? Por que ela é importante?
É um meio que o Sistema Nervoso permite que uma reação nervosa desapareça para dar lugar a outras, e se faz importante pois através dela o excesso de excitabilidade do cérebro durante uma convulsão epilética pode ser finalmente superado para que acabe.
...