Boxe como alternativa de atividade fisica
Por: Ygor Thiago Cerqueira De Paula • 20/11/2016 • Monografia • 4.766 Palavras (20 Páginas) • 527 Visualizações
Instituto A Vez do Mestre
Faculdade Integrada/UCAM – Universidade Cândido Mendes
Curso de Pós Graduação Latu Senso em Fisiologia do Exercício
Ygor Thiago Cerqueira de Paula
O BOXE COMO PRÁTICA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E PREVENÇÃO DE DOÊNÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS.
Campo Grande
2012
Ygor Thiago Cerqueira de Paula¹
O BOXE COMO PRÁTICA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E PREVENÇÃO DE DOÊNÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS.
Trabalho de Conclusão de Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Saúde, apresentado ao Instituto A Vez do Mestre Faculdade Integrada / UCAM – Universidade Cândido Mendes, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Fisiologia do Exercício.
Orientador: Profº Tutor Fábio Alexandre Casarin Pastor
Campo Grande
2012
__________________________________________________
¹ Bacharel em Educação Física – Universidade Padre Anchieta-UniAnchieta.
Resumo
A atividade física (AF) apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, e promove saúde para a população. É inegável que exercício físico faz muito bem à saúde e extremamente importante, pois tem ação positiva sobre todo o corpo, fortalecendo-o, aumentando a resistência geral e mantendo ossos e músculos em boas condições.
Desta forma, a participação em programas de atividades físicas que no presente estudo utilizaremos o boxe como ferramenta, tem o intuito de promover a melhoria, e incrementar a saúde e a disposição física surgindo como meio para o sucesso contra o sedentarismo e também é uma maneira de redução e prevenção de inúmeras patologias.
Destacando-se em um contexto de saúde publica, pode-se observar um aumento de mortalidade causado por Doenças Crônico-Degenerativas (DCD). Assim, esta pesquisa tem o cunho objetivo de tornar consensual que a participação em programas de AF melhora a qualidade de vida e é de suma importância para prevenção e tratamento das DCD.
Palavras chave: Doenças Crônico-Degenerativas (DCD); Atividade física (AF).
Sumário
- INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------05
- JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------------05
- OBJETIVOS----------------------------------------------------------------------------------06
3.1 Objetivo geral---------------------------------------------------------------------------------06
3.2 Objetivo específico----------------------------------------------- ---------------------------06
- METODOLOGIA----------------------------------------------------------------------------06
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-------------------------- ------------------------------07
5.1 Atividade física e saúde: Versus sedentarismo------------------------------------------ 07
5.2 O boxe como alternativa de atividade física: Fonte de Prevenção e Tratamento de Doenças Crônico-Degenerativas.-------------------------------------------------------------- 08
- CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------16
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------------------------- -17
1- INTRODUÇÃO
Atualmente uns dos grandes problemas da população mundial esta sendo o sobrepeso mais de 60% de pessoas na América Latina sofrem deste mal. Este diagnóstico leva-se a idealizar os problemas que isto acarreta na saúde em longo período. Resultando em um estilo de vida próprio de uma sociedade, independente de classe social quais associam em sua rotina estresse, fumo, sedentarismo e alimentação excessivamente calórica.
Deste modo, destacando-se em um contexto de saúde publica, pode-se observar um aumento de mortalidade causado por doenças crônicas degenerativas (DCD), ocasionadas pelo estilo de vida que abrange uma grande parte da sociedade. Fatores explícitos e implícitos possibilitam esta mortalidade por doenças crônico-degenerativas (DCD) como, doenças cardiovasculares, em especial a hipertensão arterial, metabólicas, como a diabetes mellitus tipo 2 e a obesidade, entre outras doenças crônicas, como a osteoporose e artrite.
De acordo com a OMS algumas atividades físicas (AF) apresentam-se como fatores de inibição no aparecimento destas patologias. Hábitos de vida podem ser adotados para produzir mudanças significativas na propensão a doenças crônico-degenerativas em um curto e surpreendente espaço de tempo, uma dieta alimentar e a prática regular de atividade física.
2 - JUSTIFICATIVA
A atividade física (AF) apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, a prática de hábitos saudáveis de vida, associada com a atividade física regular são atualmente alvo de estudos para a melhora de qualidade de vida e prevenção de Doenças Crônico-Degenerativas (DCD) que representam a principal causa de mortalidade mundial, principalmente doenças cardiovasculares, respiratórias, hipertensão, obesidade e diabetes. Desta forma cabe destacar várias pesquisas referentes à AF que apontam o Brasil para um elevado índice de sedentarismo em todas as faixas etárias, variando de 50% a mais de 80% na população mundial (Mendes et al., 2006).
Com referência em estudos realizados nas últimas três décadas com a população brasileira observa-se que está ocorrendo um aumento significativo e gradativo de pessoas com sobrepeso e obesidade a qual se inicia desde a infância e vai até a idade adulta. Com este crescente numero de indivíduos, pode-se destacar que isto é um comportamento epidêmico, o qual fará surgir uma série de novas patologias muito mais graves. Pois o tratamento convencional para perda de peso tem como base à redução na ingestão calórica, aumento do gasto energético, modificação comportamental do individuo e dos membros que o cerca. (SBEM, 2005); (Oliveira e Fisberg, 2003).
...