CBF FUTEBOL ESCOLA
Por: Ciro Bicalho • 10/10/2019 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
Plano De Negócio De Uma Escolinha De Futebol
1 – Entenda o mercado
A escolinha de futebol particular é procurada pelos pais que desejam ocupar o tempo livre dos filhos com uma atividade física saudável. Ela também é alvo de meninos e meninas que sonham com a carreira esportiva, por isso insistem para os pais realizarem a matrícula.
A escola de futebol particular não tem natureza social, como acontece com muitas ONGs. Ela cobra mensalidade dos alunos para pagar os treinadores e oferecer uma boa infraestrutura.
2 – Faça um plano se negócio
Para montar um plano de negócio eficiente, é necessário responder algumas perguntas. Veja a seguir quais são elas:
• Quais serviços o negócio vai oferecer?
• Quem são e onde estão os clientes?
• Onde a empresa será instalada?
• Qual preço será cobrado?
• Qual resultado esperado?
• Qual o investimento necessário?
Se você não deseja criar uma marca do zero, tampouco fazer um plano de negócio, a dica é procurar uma franquia de escola de futebol para investir. Há muitas opções interessantes no mercado, como é o caso da Ronaldo Academy, mantida pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno. O investimento é a partir de R$135.000.
“Estrelas do futuro Botafogo” e “Escolinha Fla” são outras opções para quem deseja se tornar um franqueado e ter acesso a um modelo de negócio pronto.
3 – Encontre um responsável técnico
O responsável técnico precisa ser um profissional formado em Educação Física, ou seja, preparado para desenvolver atividades com os alunos sem comprometer a saúde. O ideal é que essa pessoa tenha pelo menos três anos de experiência comprovada na categoria esportiva, ou seja, o futebol.
4 – Atenção às instalações
A escolinha precisa ter instalações adequadas para que os jovens possam jogar e realizar o treinamento diariamente. A quadra ou o campo é o principal espaço das aulas, mas o negócio também precisa contar com banheiros, vestiários, bebedouros e lanchonetes. A estrutura mínima recomendável é de 2.000 m².
Não se esqueça de que o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) possui normas regulamentadoras para empresas que prestam serviços relacionados à área esportiva.
A localização da escolinha é um item determinante para o sucesso do negócio. O empreendimento deve ficar, preferencialmente, perto de metrô, ponto de ônibus ou estacionamento.
5 – Equipamentos
Existem alguns equipamentos que são fundamentais para a prática do esporte, como é o caso de bolas, redes para traves, cones e coletes. Equipamentos como telefone, computador, impressora, mesas, cadeiras, armários e TV também são úteis no dia-a-dia da empresa.
6 – Contrate pessoal
A equipe de profissionais de uma escolinha de futebol pode ser composta por professores de Educação Física, fisioterapeutas, nutricionistas,
...